segunda-feira, 6 de dezembro de 2021

Cummins destaca soluções para a fase Euro VI

Cummins soluções Euro IV

Empresa já investiu R$ 170 milhões no projeto Euro VI no país, incluindo uma nova linha de produção para soluções de pós-tratamento de gases de escape

 

A Cummins apresentou na Fenatran novidades para a fase Euro VI/ Proconve P8, prevista a partir de 2022/2023. Segundo a empresa, já foram realizados investimentos de R$ 170 milhões em todo esse projeto no Brasil, incluindo aportes na fábrica de Guarulhos e a inauguração da nova linha de produção da Cummins Emission Solutions (CES) para soluções de pós-tratamento de gases de escape.

As soluções da Cummins integram os sistemas U Module e Single Module, cada um composto por quatro módulos: Catalisador de Oxidação de Partículas (DOC), Filtro de Particulado Derivado do Diesel (DPF), Misturador de Gases e Partículas de Ureia (Mixer) e Catalisador de Redução de NOx (SCR).

A fabricante reforça que ambos se destacam por serem compactos e de baixo peso (60% menor e 40% mais leve quando comparado aos sistemas que atendem ao mesmo nível de emissões).

“Esta inovação foi desenvolvida visando a redução do custo e agilidade de manutenção: as peças DOC, DPF e SCR podem ser desmontadas separadamente, evitando a reposição ou reparação de todo o sistema em caso de manutenção e falha, economia significativa para usuários e frotistas”, afirma Daniel Malaman, gerente de Vendas da CES Brasil.

O Single Module possui manufatura com isolantes térmicos, o que favorece também a alta eficiência térmica e de conversão de gases do sistema, além de alta eficiência na redução de ruídos.

Já o sistema U Module, desenvolvido para caminhões de alta potência (motores acima de 8.9 litros), foi projetado em formato em U para ser instalado na lateral do equipamento.

“Com as inovações, os sistemas podem ser integrados em qualquer motor eletrônico, com as mais variáveis aplicações de equipamentos do mercado. A nossa engenharia também desenvolveu tecnologia de integração para o gerenciamento eletrônico de todo o conjunto (motor e pós-tratamento, com o monitoramento do sistema de diagnóstico de falhas – OBD)”, explica André Garcia, gerente Executivo de Engenharia CES e Cummins Turbo Technologies (CTT).

A Cummins completa que suas soluções para o Euro VI trazem avanços significativos em toda a gama de motores, com novo sistema de calibração para melhorar a eficiência e garantir o controle de emissões, realizado por meio da atualização da eletrônica embarcada.

“Atualizamos os softwares responsáveis por mapear as condições de operação do veículo e retroalimentar o sistema para melhor eficiência do sistema. As inovações também permitiram manter a robustez do motor base, utilizado no Euro V, sem adição de hardwares complexos como EGR”, diz Dennys Santi, líder de Engenharia de Motores da Cummins.

“Desenvolvemos uma nova versão da motorização F4.5 (antes ISB), com turbo de dois estágios Holset visando a perfeita adequação de potência e performance aos projetos de nossos clientes e ciclo de operações”, conclui.

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