quarta-feira, 8 de dezembro de 2021

Veja dicas para prolongar vida útil das baterias

bateria Magneti Marelli

Confira dicas para adotar no dia a a dia que ajudam a prolongar a vida útil das baterias e o que deve ser checado para identificar problemas 

 

Essencial para qualquer veículo, a bateria fornece energia para o motor de partida e ainda é responsável pela alimentação do sistema de ignição e injeção. Por isso, a Marelli Cofap Aftermarket, que comercializa as baterias Magneti Marelli, lista a seguir dicas que ajudam a prolongar a vida útil da bateria automotiva.

Segundo a empresa, o componente pode durar anos, mas, dependendo do modo de uso, sua vida útil pode ser reduzida drasticamente. Desse modo, a primeira dica é evitar deixar o carro desligado por muito tempo para que a bateria não descarregue. Se não houver alternativa, a bateria deve ser desconectada eletricamente.

A segunda dica é sempre checar se o rádio e lanternas estão desligados ao sair do veículo, além de evitar manter luzes e equipamentos elétricos acionados por muito tempo enquanto o carro estiver desligado. 

Outra atitude que pode ser aplicada no dia a dia é desligar os equipamentos antes de desligar o veículo. De acordo com a empresa, não é recomendável dar partida no motor com equipamentos ligados. 

E no inverno, vale redobrar a atenção: por diversos motivos técnicos, as baterias são mais vulneráveis nos dias frios. Uma dica muito importante é utilizar sempre a bateria especificada para o veículo.

Lembre-se ainda de sempre manter as revisões em dia, incluindo a verificação do alternador, que é responsável pela alimentação da bateria e pelo fornecimento de energia elétrica ao veículo enquanto o motor está em funcionamento. Se o alternador estiver com problema, perderá eficiência e deixará de carregar a bateria adequadamente, o que reduzirá sua vida útil.

A empresa explica também o que deve ser observado na hora de verificar problemas na bateria:

  • Se os valores de tensão estiverem fora do padrão, o sistema de carga do veículo deve ser testado ou reparado. As ligações elétricas também devem ser verificadas – fixação e polaridade.
  • Com o motor a cerca de 3000 RPM, a tensão medida nos bornes da bateria deve estar entre 13,7 V a 14,7 V. O valor mínimo de 13,7 V deve ser obtido com os faróis ligados e o valor máximo de 14,7 V, com todos os consumidores elétricos desligados.
  • Se a bateria estiver perdendo carga, verifique o consumo de corrente com o veículo desligado que deve ser, no máximo, de 800 mA.

Para saber se está na hora de trocar a bateria, fique atento a sinais como: dificuldade ao dar a partida no motor, oxidação nos terminais e acendimento da luz de alerta no painel de instrumentos do veículo. Eventualmente, a bateria aceita recarga, mas essa possibilidade deve ser avaliada por especialistas.

O portfólio da marca Magneti Marelli possui cinco tipos de baterias automotivas:

  • Premium: Indicadas para utilização em veículos equipados com sistemas eletrônicos que necessitam de maior estabilidade elétrica. Possuem a caixa em polipropileno translúcido na cor branca, tampa sem acesso ao eletrólito com galerias de retenção e condensação de gases, pastilhas antichama e charge-eye. Oferece 18 meses de garantia.
  • Top: Desenvolvidas para veículos com solicitações elétricas menos severas, possuem a caixa em polipropileno na cor preta e tampa sem acesso ao eletrólito. Garantia de 12 meses.
  • Estrada: Possuem capacidade nominal superior à 95 Ah, sendo indicadas para aplicações em caminhões e máquinas agrícolas. Também são mais resistentes devido ao seu sistema de alta absorção de impacto, suportando, assim, aplicações mais severas. Possuem 12 meses de garantia.
  • Standard: Solução perfeita para quem busca um produto econômico, porém sem abrir mão da qualidade. Em caixa de polipropileno na cor preta, é produzida com separadores tipo envelope de polietileno de alto desempenho, que garantem maior proteção contra curtos-circuitos internos e maior resistência mecânica. Possuem 12 meses de garantia.
  • EFB: Indicadas para veículos com start stop, produto oferece 24 meses de garantia.

Toda a gama de baterias Magneti Marelli é certificada pelo Inmetro e comercializada na modalidade com Eco, com retorno de carcaça.

Para motocicletas, o portfólio completo da marca conta com 18 códigos e dois tipos de tecnologia: a selada, que é livre de manutenção e utiliza a tecnologia AGM, e as convencionais, que são baterias abertas-ventiladas. Produto certificado pelo Inmetro com 6 meses de garantia, comercializada na modalidade sem eco, sem retorno de carcaça.

The post Veja dicas para prolongar vida útil das baterias appeared first on Revista O Mecânico.


Veja dicas para prolongar vida útil das baterias Publicado primeiro em http://omecanico.com.br/feed/

Nenhum comentário:

Postar um comentário