Ação com seis estações de informação técnica levou trinta e nove palestras em nove horas de conteúdo focado nos mecânicos durante o CBM
Texto e fotos Lucas Kina
A 5ª edição do Congresso Brasileiro do Mecânico contou com nove horas de conteúdos técnicos e específicos para cada um dos setores que compõem o trabalho diário do mecânico. Entre apresentações práticas e que trouxeram o elemento sensorial de volta ao participante do evento, mais de 40 técnicos, divididos entre seis boxes, foram responsáveis pela condução de palestras cheias de conteúdo e novidades ao profissional. Veja a seguir um resumo do que foi apresentado pelos especialistas aos mecânicos presentes na edição de 2022 do CBM:
BOX D – Citroën C3 1.0 Firefly 2023
Iconic (Texaco)
Para auxiliar o mecânico no momento de escolher o óleo lubrificante certo para o carro em conserto ou revisão, Fernanda Ribeiro, gerente de Produtos na empresa, explicou sobre o produto em motores de veículos leves. Ela tratou da evolução dos lubrificantes e dos motores ao longo dos anos, ressaltando também a importância da eficiência energética. Segundo ela, o contato direto com os reparadores ajuda no momento de saber suas necessidades, até mesmo pela edição deste ano ter retornado ao modelo presencial.
Monroe
Supervisor de Treinamento da Monroe, Juliano Caretta levou ao público mais informações sobre a empresa, citando o número de fábricas e mercados de atuação no Brasil. Além disso, de forma mais técnica, o executivo explicou os três sistemas de suspensão produzidos e se aprofundou no funcionamento da suspensão eletrônica. Para Caretta, a 5ª edição do Congresso Brasileiro do Mecânico, retornando ao presencial, melhorou o relacionamento do fabricante com o profissional mecânico e ainda divulga a marca, aproximando-a de especialistas.
NGK
Em sua apresentação, o consultor de Assistência Técnica da NGK, Hiromori Mori, falou da análise e identificação de sinais nos circuitos primário e secundário de ignição com uso do osciloscópio. Além disso, o especialista também citou tipos de comandos de velas de ignição (gasta ou carbonizada), tratando problemas no código P0300. Na visão dele, o Congresso tira muitas dúvidas e esclarece uma série de informações que facilitam o dia a dia do mecânico. Até por isso, o evento ser presencial é positivo, fato que, de acordo com Hiromori, chamou sua atenção pelo número de pessoas presentes.
Seg Automotive
A temática abordada pela empresa foi o Boost Recuperation Machine (BRM), sistema que realiza a hibridização leve de 48 volts. Sobre isso, a apresentação contou com explicação de níveis e funcionalidades do produto por parte de Daniel Amaral, diretor de Engenharia da empresa, bem como o operacional e o uso. “Durante o 5º CBM, a SEG Automotive buscou divulgar a empresa e, mais importante que isso, ouvir feedbacks positivos e negativos de quem mais utiliza e precisa dos nossos produtos. A edição 100% presencial também serviu para aproveitar a espontaneidade dos participantes e fortalecer o networking com outras marcas”, concluiu.
Stellantis
Com uma série de dicas aos mecânicos, a apresentação falou sobre o sistema de redução catalítica SCR, trazendo também questões sobre o sistema de filtro de partículas dos motores turbo diesel nas normas PL6 e PL7. De acordo com os palestrantes da montadora, Alexandre Ferraz Galdino e Levi Condutta, o principal ponto do encontro foi a desmistificação dos produtos no mercado, além de ser um bom palco para atração de clientes. “Com o retorno do CBM em formato presencial, acreditamos que estar em contato direto com o mecânico é essencial. Por outro lado, a aposta no modelo híbrido pode ampliar o acesso ao rico conteúdo presente no congresso”, explicam os palestrantes da Stellantis.
TotalEnergies
Também sobre o tema de lubrificação de veículos leves, Leonardo Urdaneta, engenheiro de aplicação na TotalEnergies, explicou sobre os lubrificantes em veículos leves. Ao todo, ele citou propriedades dos óleos e níveis de qualidade importantes para o bom desempenho no momento de o mecânico aplicá-lo. “A aproximação com o aplicador e o consumidor final são os principais valores do CBM, além de ser um evento que propaga conhecimento e informação técnica para o mercado”, explicou.
Vetor
O BOX D também recebeu a Vetor, estreante no Congresso Brasileiro do Mecânico, que falou sobre sua história e seus produtos, indo além dos rolamentos oferecidos. Para Marcos Machado, promotor de Vendas da Vetor, o contato presencial com o público fortalece a marca e firma um canal direto de comunicação com o profissional mecânico.
BOX E – Renault Oroch Outsider 1.3 TCE 2023
Fras-le
Com a fala de Ronilso Toledo, técnico da Fras-le, a empresa apresentou suas novidades sobre sistemas de freios, focando em apresentar problemas e soluções específicas para pastilhas, lonas e sapatas. Entre os principais pontos da edição 2022 do Congresso Brasileiro do Mecânico, o executivo ressaltou que o contato com pessoas técnicas e a volta ao presencial são de suma importância.
Fremax
Com Eduardo Guimarães, técnico da Fremax, a marca falou de sistemas de freios, aprofundando-se em componentes, funções, diagnósticos, trocas, desgastes e verificação do produto. Na visão do especialista, o encontro promoveu acesso direto a novos produtos e informações, além da volta do importante e insubstituível “olho no olho” entre fabricantes e mecânicos brasileiros. “O online é muito bom e nos ajuda muito quando o assunto é espalhar informações e conhecimento. Por outro lado, ter o contato presencial com o profissional automotivo é incomparável”, comentou.
Makita
Multinacional japonesa que participou pela primeira vez no Congresso, a Makita levou ao Box Técnico o especialista Rogério Soares para explicar o universo da baterização de ferramentas, principalmente na linha automotiva, aos participantes do evento. A amostragem dessa linha de baterias foi o ponto alto da Makita para explicar a importância do evento.
Renault
Em suma, Ricardo Ribeiro, instrutor de Treinamento Técnico da Renault, promoveu uma aula sobre o motor 1.3 turbo da Oroch, tratando também do câmbio CVT. O executivo falou de diferenças e novidades para versões anteriores do modelo, além de outros tópicos como tecnologia, origem etc. A respeito do 5º CBM, Ribeiro acredita que o mundo da oficina, em geral, estava presente e representado no encontro. A volta do presencial tornou-se, neste caso, a “cereja do bolo”, promovendo toque e sensações do visitante.
Sampel
Abordando o universo de buchas e coxins, Thiago Kiyoshi, técnico em Desenvolvimento de Produto da Sampel, tratou da importância de verificar e analisar estes produtos de forma correta, evitando avarias futuras. Além disso, o executivo falou, de forma geral, que as informações trazidas ao público presencialmente foram os principais destaques do encontro deste ano. “O presencial pode ser visto como um reforço para nós, inclusive na relação com o mecânico”, disse.
Schaeffler
Pablo Fuentes, técnico da Schaeffler, falou dos sistemas de distribuição do circuito primário de sincronismo do motoro, citando também o sistema de acessórios, dicas de instalação e diagnóstico para identificar falhas. Segundo ele, o contato direto e presencial com o mecânico fez toda a diferença, já que também ajuda a definir um termômetro de qualidade com o produto.
BOX F – VW Gol 1.0 EA111 2013
Amortex
Fábio Waldomero, engenheiro técnico e coordenador do Centro Tecnológico de Formação da Amortex, foi responsável por apresentar os benefícios e serventia do escorvamento (ou equalização) dos amortecedores, bem como boas práticas de manutenção. Segundo ele, o relacionamento com clientes e futuros consumidores foi importante, além de sentir a demanda e lançar mais produtos de forma direta e presencial.
Authomix
Com Rodrigo Anchieta, integrante do Departamento Técnico da Authomix, no comando, o último painel do Box F contou com dicas de aplicação de polias, tensionadores, correia dentada e correia de acessórios. Segundo o executivo, a troca presencial com o público durante o 5º CBM foi um dos pontos positivos do evento, dando mais visibilidade à marca, ao conteúdo apresentado por ele no painel e fortalecendo a aproximação com clientes.
Continental
A ContiTech, divisão de autopeças da Continental, esteve presente no Congresso apresentando conteúdo sobre diagnóstico completo sobre sistema de freios, incluindo fluidos do produto, dianteiro e traseiro. Segundo o palestrante Marcelo Jesus, engenheiro de Qualidade e Produto, a marca acredita que a aproximação com os consumidores foi essencial, além do networking pessoal ter retornado com muita informação para trocar.
Dayco
Tratando de sistemas de sincronismo, o assistente técnico Romário Teixeira (esq.) e o coordenador da Assistência Técnica, Davi Cruz (dir.), passaram dicas de montagem de correias elásticas e correias imersas em óleo. O profissional especificou também processos de manutenção preventiva e corretiva. “A aproximação com o mecânico, principalmente pelo modelo presencial, fortaleceu a relação dele com o fabricante. Apesar disso, acredito que o online pode ser uma tendência no futuro para o evento”, citou Davi.
Iguaçu
Igor Barros, especialista de Marketing da Metalúrgica Iguaçu, trouxe como temática os valores agregados no momento de substituir o combinado de válvula termostática, apresentando dicas e formas de fazê-lo. Com este conteúdo, ele acredita que o contato humano frente a frente foi muito oportuno, principalmente para construção de relações e recebimento de feedbacks direto “na fonte”.
Loja do Mecânico
Maior e-commerce de ferramentas e equipamentos profissionais da América Latina, a Loja do Mecânico foi representada no Box Técnico por Mateus Collucci, Coordenador de Assistência Técnica da empresa, em um painel que explicou o scanner automotivo genérico. Segundo o profissional, a informação de qualidade e o engajamento no “tête-à-tête” com o público foram destaques na edição de 2022 do CBM.
Takao
Felipe Firmo, técnico que atua na Takao, tratou do motor três cilindros, especificando problemas e soluções dos produtos, além de fornecer dicas para um diagnóstico mais preciso e, por consequência, um orçamento mais real. “A disseminação de informação, na minha visão, foi o principal ativo do 5º CBM. O conhecimento deve auxiliar o mecânico no dia a dia e o encontro presencial reforça laços no mercado”, afirma.
Tecfil
A empresa, por meio do porta-voz Odair Júnior, trouxe à tona explicações sobre a aplicação de tecnologia em filtros automotivos e palhetas. Dicas de aplicação, procedimentos foram os destaques da palestra conduzida pelo especialista, além de ter apresentado aos presentes as novas palhetas Max Vision, lançamento da Tecfil no mercado. “A proximidade com reparadores, é o que fortalece o evento, principalmente ao falar da volta do modelo presencial nesta edição. É muito bom ter o olho no olho com quem utiliza seu produto”, salientou.
BOX G – Chevrolet Onix RS 1.0T 2022
AcDelco
Com Breno Loula, instrutor de treinamento da GP Strategies, responsável por produtos da General Motors, o tema debatido foi a substituição da correia de sincronismo do Onix 1.0 três cilindros, além dos componentes da marca ACDelco. Participante em 2019, o técnico falou da importante troca de conhecimento com o mecânico, além do presencial fortalecer a experiência para ambos.
Autocred
Leonardo Tobias, instrutor técnico da DPK, falou sobre geometria veicular em modelos práticos, tratando de cambagem. Em específico, ele tocou em assuntos como alinhamento de direção e ângulo, além de falar em direção elétrica e seus recursos. A contribuição com o conhecimento dos participantes do Congresso e a volta do presencial, de acordo com ele, coroou a experiência e o conteúdo trazido ao mecânico.
Delphi Technologies
Pedro Valencio, técnico de Suporte Técnico ao Cliente da Delphi Technologies, falou sobre a linha de injeção eletrônica e velas de ignição da companhia, compartilhando particularidades e modo de funcionamento dos produtos. Segundo ele, o evento foi uma oportunidade de mostrar a qualidade dos produtos da Delphi e ainda aproximar-se do mecânico após o período sem o Congresso Brasileiro do Mecânico presencial.
Hipper Freios
Domingos Felice, consultor técnico da Hipper Freios, debateu os procedimentos e técnicas do sistema de freios, falando também da manutenção dos mesmos. Segundo ele, a pandemia trouxe defasagem de conexão e o presencial conseguiu reconectar mecânico e fabricante. “Todos que encontrei durante o dia no evento me disseram que estavam com saudade do contato mais humano entre fabricante e mecânico. Aos poucos, vamos reatando a ligação pré-pandemia”, contou.
Riosulense (Rio)
Em uma conversa sobre componentes para motor, Jairo Cesar, técnico da Riosulense, falou sobre a indústria em geral e a tecnologia dos materiais aplicados. Na visão dele, o evento ser direcionado e específico para mecânicos e profissionais do mercado automotivo é o verdadeiro ponto alto do CBM. Além disso, o presencial traz destaque, segundo César, sendo insubstituível no contato com o público.
SKF
A respeito do segmento de rolamentos de roda, a SKF, com Marcelo Nunes, consultor técnico, e Helber Antonio, engenheiro de Desenvolvimento de Produtos, apresentou uma série de fatores, incluindo conceitos físicos, sobre o rolamento de 3ª geração. O produto, aliás, está incluído no próprio Onix que deu nome ao Box. Segundo os executivos, a aproximação com o reparador durante o evento presencial funciona para os dois lados: o mecânico tem seus processos do dia a dia facilitados com dicas e informações, enquanto a SKF interage e cresce com a troca.
Valeo
Na palestra ministrada por Neilson Amorim, promotor técnico da Valeo, a temática levantada pela companhia foi a de atuadores hidráulicos de embreagem, dando informações sobre diagnóstico, desinstalação e instalação do produto. Para a Valeo, a visibilidade que o CBM traz à marca, além do conteúdo e a troca com mecânicos, é o que torna o evento relevante e importante.
ZF
A empresa, que oferece diversos componentes originais do modelo Onix que deu nome ao Box G, apresentou estes produtos com Daniel Pinto, analista técnico de pós-venda, e Laércio Pereira, técnico de Suporte da ZF do Brasil. Como forma de ouvir feedbacks e dar informações, os técnicos também deram dicas para os presentes na palestra, aproveitando o encontro presencial no 5º CBM. “Como fabricante de parte das peças deste modelo, levamos uma série de informações sobre manuseio, verificação e outras dicas para facilitar o trabalho do reparador”, explicou Pinto.
BOX H – BMW 320i 2.0T 2014
Hengst
Com Marcelo Schroeder, supervisor de Assistência Técnica e André Padua, também da Assistência Técnica, a companhia apresentou filtros da BMW e a nova tecnologia da Hengst que é mais ecológica, produzida com termofusão e sem poluentes, visando a implantação de um produto mais sustentável no mercado e, ao mesmo tempo, com rendimento superior aos produzidos com outros materiais. A ideia era utilizar a plataforma do CBM, agora frente a frente com o mecânico, para mostrar sistemas de alta performance de filtragem.
Juca Bala Racing
Com Bruno Rodrigo Costa e Alexandre Gomes Teixeira, a empresa falou de estratégia e diagnóstico assertivo das bombas trifásico da BMW, promovendo um treinamento sobre a prática. Segundo os especialistas, a realização de ações com o mecânico, entendendo suas demandas e sanando dúvidas, além de ampliar a visibilidade da marca, são os principais pontos positivos do CBM 2022. O retorno do presencial, por sua vez, aumentou ainda mais isso.
KYB
Em sua apresentação aos participantes do 5º CBM presentes no Box H, Alexandre Parise, coordenador Técnico da KYB, falou dos mitos e verdades a respeito de cambagem, compreendendo deveres e tolerância sobre a prática. Em sua visão, o encontro é o principal quando o assunto é divulgação de novidades e informações com credibilidade a respeito do mundo automotivo. Agora, com o retorno do presencial, essas características foram ainda mais afloradas, segundo o executivo.
Mahle
Visando facilitar o trabalho dos mecânicos por meio dos aparelhos da empresa, Caíque Barbosa, inspetor técnico da Mahle, foi responsável por mostrar equipamentos de diagnóstico e reparação. A importância do evento, aliás, segundo ele, está em apresentar presencialmente esse tipo de novidade aos profissionais do setor. “Se eu puder facilitar o dia a dia do mecânico com nossos produtos de diagnóstico, vou fazê-lo. A feira é importante, aliás, por promover a oportunidade dos profissionais conhecerem as novidades do setor automotivo”, pontuou.
Raven
Pela fabricante de ferramentas especiais, o palestrante do Box Técnico foi o especialista Ricardo Augusto da Silva. A companhia tratou do sincronismo de motor da BMW, citando particularidades e dicas sobre a prática. Além disso, a Raven encarou o CBM 2022 como momento de retomar a interação presencial com o cliente e reforçar questões de pós-venda com conteúdo.
Valvoline
Na última apresentação do Box H, a companhia ficou responsável por apresentar a evolução dos fluidos da transmissão automática, além de lançar o ATF Valvoline. Segundo o palestrante e gerente regional da marca, Vinicius Alberti, a Valvoline acredita que a retomada do contato direto foi importante, com o público-alvo das empresas automotivas reunido em prol de relacionamento, informação e conhecimento.
BOX I – Hyundai New Tucson 1.6T – GDI 2023
CAOA
Gerente de suporte técnico da CAOA, Eduardo Oliveira falou sobre sistema de baixa pressão variado do novo modelo da New Tucson. Este, por sua vez, possibilita alterar o regime de trabalho de acordo com a velocidade e a carga na condução. Na visão dele, ver mecânicos interessados no conteúdo e retomar o contato presencial foram sensações satisfatórias.
Lubrax
A executiva de Vendas da Lubrax, Pamela Barreto, focou sua apresentação em tecnologia e confiança para explicar a importância de óleos lubrificantes de alto desempenho produzidos pela companhia que representa. Além de representar uma marca importante frente a frente com os mecânicos, Pamela fala da presença feminina em um evento com maioria masculina, citando a força e a contribuição das mulheres no setor automotivo em geral. “Estou feliz em representar uma companhia tão grande no mercado automotivo e mostrar a qualidade dos produtos Lubrax para quem mais precisa deles”, salientou.
Nakata
Falando de amortecedores, Thaynan Bocchi, profissional da Assistência Técnica da Nakata, aprofundou-se na importância do produto e citou tipos, tecnologia, principais ocorrências e componentes do carro-chefe de vendas da Nakata. Segundo ele, a presença é vista como positiva para munir o mecânico de informação e, com o retorno do presencial, sentir o calor e os anseios do público.
Sun
Quem palestrou em nome da Sun foi Luciano Mariano, fundador da DiagEletric, consultoria em treinamentos para profissionais do ramo automotivo. Luciano falou sobre como realizar o diagnóstico da rede CAN com o osciloscópio. Até por isso, o executivo valorizou a presença de um público técnico no 5º CBM, tendo em vista a necessidade de um maior contato com o mecânico durante o primeiro encontro pós-pandemia. “Os mecânicos são curiosos e o encontro presencial ajuda nesse sentido. Foi uma experiência rica em detalhes e troca de informações para ambos os lados”, disse.
Vibra Energia / Lubrax-Podium
A distribuidora dos produtos Petrobrás, com Eduardo Buarque de Alcázar, Engenheiro Químico na Vibra Energia, levou conteúdo sobre combustíveis brasileiros, ciclo Otto e as novas especificações da gasolina aditivada. O foco foi mostrar o desenvolvimento dos combustíveis aditivados comercializados no país. “O evento trouxe de volta o contato com o cliente e técnicos do setor, gerando demandas e, no futuro, produtos sob medida”, explicou.
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