quinta-feira, 10 de novembro de 2022

Fenatran 2022 aponta para um futuro sem emissões

Maior feira de transporte rodoviário de cargas e logística chega a sua 23ª edição  

A Fenatran, maior feira voltada para o segmento de transporte rodoviário de cargas e logística da América Latina, realizada entre os dias 7 e 11 de novembro no São Paulo Expo, chegou a sua 23ª edição no ano de 2022. Contando com as principais marcas do mercado, a exposição apresentou soluções e inovações que chegarão em breve ao mercado brasileiro, e também ideias e conceitos que devem fazer parte da nossa vida no futuro.  

Chamada de “Fenatran do reencontro”, já que essa é a primeira edição realizada após o hiato causado pela pandemia do Coronavírus (a última edição aconteceu em 2019), as expressões mais ouvidas nos estandes das marcas eram: inovação, sustentabilidade e redução nos custos operacionais. Preocupadas em atender à nova legislação que entra em vigor em 2023, as montadoras apresentaram suas novas linhas de caminhões alinhadas com a nova legislação Proconve P8, equivalente à Euro 6, e que integra um plano para reduzir gradualmente as emissões de gases nocivos ao meio-ambiente e zerando completamente a emissão de carbonos até o ano de 2050.  

Mas não é apenas o meio-ambiente que irá se beneficiar das inovações sustentáveis que chegam junto aos novos caminhões, os profissionais que lidam diariamente com essas máquinas serão diretamente impactados pelas novas tecnologias desenvolvidas. Os novos modelos, mais tecnológicos, prometem soluções em conectividade, conforto e também maior economia de combustível, podendo economizar até 15% dependendo do modelo escolhido. Tudo isso impactará positivamente o lucro do caminhoneiro ao final do mês.    

Confira um pouco do que foi apresentado na Fenatran 2022:

  

Cummins  

A Cummins Meritor levou até a Fenatran os eixos elétricos 14Xe e o 17Xe, inovações que vão integrar o portfólio da marca rumo ao seu plano de descarbonização. O modelo 14Xe foi projetado para rodar em caminhões com o peso entre 12 e 24 toneladas, o 17Xe foi desenvolvido para todas configurações de caminhões pesados, suportando 44 toneladas de peso bruto combinado.  

Quem visitou o estande da fabricante pode conferir também novos conceitos de motores que estão sendo desenvolvidos pela marca, de olho na completa descarbonização de seus produtos até 2050. Entre os protótipos expostos, estava a Plataforma Agnóstica de Combustível, solução que aceitará cinco combustíveis: diesel, gás, hidrogênio, propano e gasolina).  

  

DAF  

Quem visitou o estande da DAF pode conferir os lançamentos para atender a nova legislação. A marca levou até o evento seus modelos XF e CF, modelos que além de diminuírem as emissões de gás carbônico, prometem uma redução de até 10% dos custos operacionais.    

O modelo XF recebeu o motor Paccar MX-13 com potência entre 480 e 530 cavalos e transmissões automatizadas ZF TraXon de 12 velocidades. O caminhão conta também com o freio motor Paccar MX Engine Brake e duas opções de cabines, uma com 1,73 metros de área de circulação e outra com 2,10 metros.   

O CF é dotado dos motores Paccar MX-11 e Paccar MX-13, carregando uma potência entre 340 e 480 cavalos e torque máximo de 2.500 Nm na versão off-road. O modelo traz também um sistema Dual Drive de direção que permite uma melhor troca de marchas em terrenos com baixa aderência, além de um assistente de partida em rampas. Assim como seu irmão XF, o CF conta com o freio motor Paccar MX, uma marca da DAF.  

A DAF apresentou também o CF semipesado rígido, que ganhou um novo motor, o PACCAR PX-7 para atender as novas especificações do Proconve P8. O modelo conta com duas opções de transmissão: a nova ZF Ecotronic de 9 velocidades, automatizada, e a versão manual também com 9 velocidades. Sua cavalaria vai de 260 até 310 cavalos.   

  

Ford  

As novidades apresentadas pela FORD foram as três novas versões da Transit: Automática, Chassi e E-Transit. Tais lançamentos visam atender a forte demanda encontrada no segmento de vans, causada principalmente pelo aumento do comércio eletrônico desde 2020. Para Rogélio Golfarb, vice-presidente da Ford América do Sul, os novos modelos posicionaram a montadora em novos e importantes mercados para a marca. “As novas versões da Transit vão nos colocar em importantes subsegmentos nos quais não atuamos hoje para ampliar a participação da linha, incluindo o de chassis que representa 40% do mercado de vans”, diz o executivo.  

 A versão automática chega com uma tecnologia para ajudar a nivelar o padrão de condução dos motoristas, o que contribui para uma melhor economia do veículo. A Transit chassi será comercializada em duas versões com uma capacidade de carga de até 2600 Kg para atender aplicações como ambulância, baú de carga seca e refrigerado, transporte de animais e etc. A E-Transit chega com sua versão furgão oferecendo até 317 Km de autonomia, podendo ser carregada tanto em alternada, quanto em corrente contínua. A versão elétrica da Transit tem um custo total de operação 40% menor.  

Além dos novos veículos, a Ford levou ao seu estande os serviços de assinatura de veículos comerciais e os planos de manutenção e extensão de garantia. O primeiro, chamado de Ford Go, disponibiliza modelos Transit e Ranger para clientes comerciais. Os contratos variam de 12 a 36 meses e franquia de até 4 mil km/mês. Já o plano de manutenção e extensão de garantia foi pensado para manter o veículo 100% original a fim de evitar contratempos com quebra de peças e problemas diversos. Os planos contemplam revisões e trocas de peças desgastadas.  

  

FPT Industrial  

Fabricante de motores pertencente ao Iveco Group e que atende diversas marcas no mercado, a FPT Industrial foi a primeira fabricante a homologar um motor dentro das novas especificações Proconve P8, que compõe o trem de força do Iveco Daily e também o Volkswagen Delivery Express +. Tais motores além de oferecer todos os benefícios que a nova geração oferece, foi desenvolvido levando em conta as nuances das estradas brasileiras, sendo preparado para oferecer o melhor desempenho em terras brasileiras.   

Para a Fenatran, a empresa trouxe os lançamentos dos eixos elétricos eAX 840-R para veículos comerciais pesados e o eAX 375-R 2ª geração que atende veículos comerciais médios e pesados. Outra novidade apresentada foi o programa de remanufatura de motores da marca que atualiza motores antigos para versões mais modernas, oferecendo garantia de 12 meses e sem limite de horas/Km.  

  

Iveco  

A Iveco levou até a Fenatran seu portfólio completo para atender a nova legislação, diminuindo a emissão de gases nocivos e proporcionando até 15% de redução no consumo de combustível.   

A linha Daily que foi o primeiro veículo comercial a atender as exigências Proconve P8 terá em sua versão 2023 180 e redução de até 6% no consumo de combustível. A novidade Daily Hi-Matic oferece um câmbio automático com a troca de marchas semelhante à de um carro comum.  

A linha Tector de médios e semipesados promete entregar ao consumidor mais versatilidade e economia. Graças a sua nova aerodinâmica, o modelo teve uma diminuição no arrasto, diminuindo o consumo de combustível, chegando a 6% de economia e o efeito da aquaplanagem causado pela água.   

Na categoria dos pesados, a novidade fica por conta do S-Way, que terá configurações com 480 e 540 cavalos e recebeu hardwares de última geração, novos componentes internos e promete reduzir em até 95% a emissão de CO2. Edinilson Almeida, especialista de Marketing da FPT Industrial (fabricante do motor que está no caminhão) fala sobre os benefícios desse modelo. “Todos estes atributos reúnem performance, agilidade, economia, produtividade e confiabilidade para quem dirige o caminhão”, diz Ednilson.  

 

Mercedes-Benz 

A Mercedes-Benz Trucks apresentou na Fenatran 2022 sua nova linha de caminhões com o motor BlueTec 6, como os modelos Accelo, Atego, Actros e Arocs. O novo motor chega com as especificações Proconve P8, prontos para entrarem imediatamente em circulação no Brasil. Os novos veículos oferecem uma redução de 80% nas emissões de óxidos de nitrogênio e 50% nas de material particulado, isso em comparação com a geração anterior.   

Segundo Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas e Marketing de Caminhões e Ônibus, os benefícios vão muito além. “Iremos entregar muito mais aos nossos clientes. Além da redução nas emissões de poluentes, contribuindo para a proteção ambiental e melhoria da qualidade do ar, trazemos novidades que resultam em economia no consumo de combustível, redução de custos operacionais, mais segurança nas estradas e mais conforto”, diz o executivo. Isso porque a montadora alemã lançou também o FleetGreen, uma solução integrada ao caminhão que utilizará os dados da telemetria do veículo para oferecer melhorias na performance do caminhão, a fim de ajudar a reduzir os custos operacionais da operação.   

As novidades da Mercedes no evento não ficaram restritas apenas a sua linha de caminhões com o novo motor, a empresa aproveitou a grande oportunidade para apresentar o Projeto Estrela Delas, uma iniciativa que visa conscientizar a população sobre a importâncias das mulheres no meio. A montadora apresentou no estande próprio do projeto um modelo Actros 2651 modificado para tornar o veículo ideal para o público feminino. Destaca-se os itens pensados para oferecer mais conforto e segurança para as mulheres na estrada, como: penteadeira iluminada, armário, geladeira, fogão e um banheiro.  

Outra inovação levada até a Fenatran foi o primeiro caminhão com nível 4 de automação do Brasil, desenvolvido em parceria com a Lume Robotics. O veículo poderá se movimentar em áreas confinadas e controladas, em baixa velocidade, mas com uma alta precisão nas manobras. Equipado com câmeras e sensores ao seu redor, o sistema desenvolvido pela Lume Robotics faz com que o veículo se movimente reconhecendo os obstáculos mapeados anteriormente (inclusive pedestres).   

  

Scania  

As novidades apresentadas pela Scania em seu estande também atendem as novas especificações do Proconve P8. Os novos motores possuem um alto torque e economia de combustível de até 8% na gama Super. Para fortalecer o portfólio da marca, a montadora apresentou os destaques P280, P320 e o P360.  

Entre os pesados, a marca apostou no P370, com motor de 370 cavalos de potência. Já na gama Super, as estrelas da Scania na Fenatran foram os modelos R460, R500 e R560. Os motores desta categoria terão uma potência em torno dos 500 cavalos e uma economia de combustível de até 8%. Outro destaque é o freio CRB que será item de série na gama Super.  

Outra grande novidade da empresa para a feira foi o lançamento da Scania Locação. Silvio Munhoz, diretor geral das Operações Comerciais da Scania Brasil frisa que o novo serviço não substituirá a venda de novos caminhões, mas chegará para agregar valor ao portfólio de soluções oferecido pela montadora. “A Scania Locação chega para somar ao nosso portfólio de soluções aos clientes. Portanto, não substituirá as vendas dos novos. Pelo contrário, os clientes que tiverem interesse nessa modalidade vão poder expandir o perfil de operação de transporte”, diz Silvio.   

  

Volkswagen  

A Volkswagen Ônibus e Caminhões levou até a Fenatran as linhas Delivery, Constellation e Meteor, todas dentro das novas especificações Proconve P8 e que prometem entregar uma redução de até 75% nos níveis de emissões de gases nocivos ao meio-ambiente, além de oferecer um melhor resultado operacional para o motorista.   

Com investimento na casa dos 2 bilhões de reais, a Volks reformulou sua linha de caminhões para melhorar também o desempenho em relação aos custos operacionais. A linha Delivery, voltada para aplicação urbana, oferece uma potência máxima de 175 cavalos. A família Constellation com 14 novos modelos disponíveis possui opções a partir de 205 até 475 cavalos. Já a linha Meteor, família extra pesada da montadora, chega ao mercado com duas opções com 475 e 525 cavalos de potência.  

  

Volvo  

A Volvo apresentou seus novos caminhões FH, FM, FMX e VM, modelos que além de atender as especificações Proconve P8, têm como principal diferencial uma economia de até 8% no consumo de combustível. As opções FH, FM e FMX possuem entre 380 e 540 cavalos, o freio motor Volvo Engine Brake Plus e a caixa de câmbio I-Shift de 7ª geração, que possibilita uma troca de marcha até 30% mais rápida.   

Já a linha VM oferece um motor com potência entre 290 e 360 cavalos, além da caixa de câmbio citada anteriormente. O modelo também chega com um assistente de partida em subida e o I-Roll, dispositivo que possibilita a rolagem do caminhão no pavimento sem perder velocidade, contribuindo para a economia de combustível.   

O plano de serviços da marca também recebeu upgrades, incluindo uma alteração em sua nomenclatura, passando a se chamar Planos de Serviço Volvo. Dentre os benefícios do pacote mais completo, estão as manutenções corretivas e preventivas, treinamento para os motoristas, atendimento emergencial, entre outros. Além dos planos disponíveis, os motoristas podem contratar pacotes complementares para os auxiliarem no dia a dia, como a Condução Inteligente Volvo, que fornece dados precisos de telemetria para ajudar no gerenciamento de combustível.   

  

ZF  

Um dos destaques que a ZF apresentou aos visitantes da Fenatran foi o iEBS, uma plataforma inteligente que assegura estabilidade aos freios, corrigindo instantaneamente as frenagens em cada roda do caminhão. Soluções de conectividade também puderam ser vistas, um exemplo é o Trailer Pulse, que oferece junto com o iEBS dados de telemetria que podem fornecer informações para uma melhor condução, ajudando na redução dos custos operacionais.   

A empresa disponibilizou também seu portfólio de componentes para chassis de caminhões e ônibus, transmissões, tecnologia inteligente que cuida da segurança na condução dos veículos nas estradas, entre outros.   

  

De olho no futuro  

Apesar de apresentar novidades que chegarão em breve ao mercado brasileiro, as montadoras também mostraram conceitos e projetos para serem implementados a médio e longo prazo no país. Apostando principalmente na eletrificação, além dos combustíveis obtidos de fontes renováveis, as marcas demonstraram empolgação com o futuro promissor para o segmento, mas também preocupação com a falta de infraestrutura para atender os novos conceitos.   

As marcas trouxeram modelos elétricos que fazem parte do portfólio das empresas na Europa e América do Norte e estão prontos para serem trazidos ao Brasil quando o país contar com a infraestrutura necessária para a circulação desses veículos em nossas ruas. Os veículos elétricos voltados para aplicação urbana chamam atenção pelo design e autonomia apresentados, além de toda tecnologia embarcada preparada para facilitar a vida dos profissionais.   

A Mercedes apresentou o eActros, caminhão já comercializado na Europa. O modelo que ficou exposto no estande da montadora alemã pode chegar a 300 cavalos dependendo da versão, oferecendo uma autonomia de 220 Km com suas três baterias de 112 KWh cada. Karin Rådström, CEO da Mercedes-Benz Trucks fala um pouco sobre os modelos elétricos da empresa. “Nosso foco é oferecer vantagens claras aos clientes. Nesse sentido, nossos veículos são projetados especificamente para mobilidade elétrica, proporcionando melhor dirigibilidade, eficiência energética e durabilidade”, afirma Karin Rådström”, afirma a executiva.  

A Volvo também deu um destaque especial ao seu modelo eletrificado, o FM Electric. Sua autonomia é de 300 Km e entrará em testes em breve no país. Com um peso bruto total combinado de até 44 toneladas, o caminhão pode ter até seis baterias e 660 cavalos de potência.   

Dentre as montadoras que já oferecem modelos elétricos no Brasil, a Volkswagen expôs o e-delivery, primeiro caminhão elétrico produzido no país, que possui 408 cavalos de potência e recentemente passou a ser comercializado no exterior, com suas primeiras unidades vendidas no México.   

 

Fotos: Divulgação Fenatran

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