quarta-feira, 2 de novembro de 2022

Meritor Brasil apresenta eixo MT-17X HE

O eixo tandem de simples velocidade de até 100 toneladas de PTBC traz maior capacidade de carga existente no portfólio de eixos da Meritor Brasil para transportes extra pesados

 

A Meritor lança no mercado automotivo brasileiro o eixo tandem MT-17X HE (High Efficiency) de até 100 toneladas de Peso Bruto Total Combinado (PBTC). Trata-se do eixo de simples redução para transportes rodoviários extra pesados. O portfólio da Meritor Brasil para este segmento ainda conta com os eixos MS-160 EVO de 74 toneladas e MT-610 de até 120 ton.

Para o diretor de Engenharia e PMO da Meritor Brasil, Fabio Brandão “O MT-17X HE integra a estratégia da companhia em implementar tecnologias de desenvolvimento dedicadas ao conceito Powerdense, ou seja, projetar componentes otimizados para atender tecnicamente as capacidades das aplicações dos nossos clientes, contribuindo com um produto mais robusto e, consequentemente, mais leve”, completa.

Disponível para aplicações 6×4 e 8×4, segundo a Meritor, o eixo oferece maior capacidade de torque de entrada e 30% a mais de capacidade de carga disponível nesta categoria de eixos (tandem de simples velocidade), por causa do novo sistema de engrenamento do diferencial (par de coroa e pinhão e engrenagens helicoidais).

O novo projeto ainda contou com melhorias na instalação e interface de suspensão veicular, proporcionando um aumento da vida útil do sistema de cardan, além de mais tecnologia de corte de engrenagem e maior durabilidade no sistema de rolamento. Com todas as evoluções realizadas pela engenharia global da Meritor, o MT-17X HE traz aumento de carga vertical, de 12 para 13 toneladas por eixo.

Brandão explica que o MT-17X HE teve redução do nível de abastecimento de óleo, de 40 litros (padrão desta classe de eixos) para 25 litros neste novo desenho, envolvendo eixo anterior e posterior.

O sistema do diferencial do eixo, com maior capacidade de torque e potência, foi destaque no processo de modernização do MT-17X HE, contribuindo ainda com o conceito de motores que as montadoras trabalham atualmente. O novo eixo para extra pesados pode ser aplicado em motorizações de até 750 hp.

O modelo utiliza carcaça fundida, o que proporciona flexibilidade, além de otimizar o desenvolvimento do suporte para a instalação, bem como maior confiabilidade em aplicações mais severas.

O eixo tandem MT-17X HE traz ainda como opcional o sistema Meritor Detachable (capaz de alterar, quando descarregado, da configuração 6×4 para 4×2). Trata-se de uma solução para frotas que buscam melhorar as operações, reduzir custos de combustível e elevar a capacidade de carga útil.

O Detachable é capaz de desacoplar o segundo eixo trativo direcionando o torque 100% ao primeiro eixo trativo, oferecendo a opção de suspender ou não o eixo desacoplado, de acordo com o modelo de suspensão do veículo, minimizando custos de viagens quando o veículo está sem carga.

The post Meritor Brasil apresenta eixo MT-17X HE appeared first on Revista O Mecânico.


Meritor Brasil apresenta eixo MT-17X HE Publicado primeiro em http://omecanico.com.br/feed/

Nenhum comentário:

Postar um comentário