Destaque fica com as exportações realizadas no período e com o número de carros elétricos emplacados no país
A Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (ANFAVEA) divulgou no último dia 7 de dezembro os resultados da indústria automobilística no mês de novembro. A produção total de veículos aumentou 4,7% em relação aos números de outubro, com 215 mil unidades produzidas. Em relação ao mesmo período de 2021, o aumento foi de 4,9%. Entre os caminhões e ônibus, houve uma queda de 3% em relação aos números de outubro, mas 5,2% de aumento se comparado com novembro de 2021.
O número de emplacamentos subiu 12,8% em relação a outubro, com um total de 204 mil veículos emplacados no período. Em relação a novembro de 2021, o aumento chega a 17,9%. No acumulado de janeiro a novembro de 2022, houve uma queda de 1,3% em relação ao ano anterior. Entre os caminhões e ônibus, o número de emplacamentos caiu 5,4% em relação a outubro e 2,5% quando comparado com o mesmo período de 2021. No total, mais de 10 mil caminhões e ônibus foram emplacados em novembro no país. Desde janeiro, 114 mil caminhões e ônibus foram emplacados, o que representa uma queda de 2,2% em relação a 2021. Segundo o Presidente da Anfavea, Márcio de Lima Leite, a justificativa para a queda é a instabilidade de produção no país no ano de 2022.
Um dos destaques de novembro foi o aumento significativo de emplacamentos de veículos elétricos e híbridos. No total, mais de 5 mil emplacamentos foram realizados no período, número que só fica atrás do mês de setembro, quando 6,4 mil veículos elétricos foram emplacados no Brasil. No período entre janeiro e novembro, 43,7 mil carros elétricos ou híbridos receberam placas no país.
A exportação também segue a todo vapor, com 43,4 mil veículos automotores enviados para outros países, representando um aumento de 55% em relação a novembro de 2021. No acumulado anual até o momento, 450 mil unidades foram exportadas, resultado 34% superior ao ano passado. Entre os caminhões e ônibus, o aumento na exportação foi de 50,5% em relação a novembro de 2021. No acumulado total do ano até novembro, foram gerados quase 10 bilhões de dólares em exportação, número 40,6% superior ao ano de 2021. Chile, Colômbia e México aumentaram o volume de negócios com o Brasil, respondendo juntos por 46% das exportações no país. A liderança, porém, continua com a Argentina que mesmo perdendo 7% do volume de negócios com o mercado automotivo brasileiro, recebeu 29% das exportações.
The post Produção de veículos aumentou 4,7% em novembro, segundo a Anfavea appeared first on Revista O Mecânico.
Produção de veículos aumentou 4,7% em novembro, segundo a Anfavea Publicado primeiro em http://omecanico.com.br/feed/
Nenhum comentário:
Postar um comentário