Manutenção preventiva é grande aliada para não atrapalhar a viagem de férias
Os meses de janeiro e dezembro são tradicionalmente um período onde as famílias realizam a viagem de férias Brasil afora. Milhões de carros cortam as estradas do Brasil em busca do tão esperado descanso. Para garantir a segurança do veículo durante os deslocamentos pelas rodovias, é importante checar alguns itens essenciais que podem causar alguma dor de cabeça, interrompendo o merecido descanso.
A Revista O mecânico reuniu dicas de empresas e profissionais do mercado sobre os itens essenciais que precisam ser checados antes de pegar a estrada.
Freios
Os freios, responsáveis por parar o veículo em situações de emergência, necessitam de toda a atenção para garantir a segurança dos ocupantes do carro, segundo o gerente Comercial Aftermarket da Fremax, Marlon Fischer. “O sistema de freio merece atenção especial na hora da manutenção, já que está associado à dirigibilidade e à segurança no trânsito”, alerta Marlon.
Os freios apresentam sinais de desgaste durante o uso como: pedal baixo proveniente de vazamentos de fluidos de freio ou desgaste excessivo das pastilhas, pedal pesado devido a dano no servo freio, ruído ao pisar no freio por conta do desgaste nas pastilhas, trepidação na frenagem causada pelo empenamento do disco de freio, entre outros.
Mesmo sem apresentar os sinais mencionados acima, é importante checar o sistema ao realizar a revisão para as viagens de férias.
Amortecedores
Responsável pela por manter os pneus em contato com o solo, os amortecedores podem se desgastar sem apresentar sinais aos motoristas. Outros itens integrantes do sistema de suspensão devem ser checados também como: barras estabilizadoras, bandejas, bieletas, entre outros.
Baterias
Componente vital para o funcionamento do carro, a bateria necessita ser checada caso o motorista não queira correr o risco de ficar na mão durante a viagem. Dificuldade em dar partida no motor, oxidação nos terminais e acendimento da luz de alerta da bateria no painel são indícios de que talvez seja necessária a troca da bateria antes de pegar a estrada.
Componentes do sistema de ignição
Ao realizar a revisão, os componentes do sistema de ignição precisam receber uma atenção especial. Consultor de Assistência Técnica da NGK, Hiromori Mori, falou sobre o que pode acontecer caso haja negligência com o sistema de ignição. “Quando desgastados, velas, cabos e bobinas podem causar sérios contratempos, sobretudo na estrada, como aumento do consumo de combustível, dificuldade na partida e na retomada de velocidade, perda de desempenho e instabilidade em marcha lenta”, afirma Hiromori.
Iluminação
Ao verificar o sistema de iluminação do automóvel, é preciso observar o funcionamento do pisca alerta, luz de neblina, setas, iluminação da placa, iluminação interna, verificar se a lente do farol está amarelada ou opaca, checar as lâmpadas e conferir o dinner para regular a intensidade das luzes.
Segundo o Consultor Técnico e Comercial da Bosch, Cesar Carvalhais, “Também é necessário checar se as vedações das lentes dos faróis estão em bom estado para evitar a entrada de água e, consequentemente, danos e gastos desnecessários”.
Qualidade do combustível
O recomendado é abastecer o veículo antes de iniciar a viagem em um posto de confiança. Ao precisar abastecer nas estradas durante o trajeto, é importante tomar cuidado para não abastecer em postos com combustível de baixa qualidade e causar problemas ao veículo.
The post Viagem de Férias: dicas de manutenção para garantir a segurança do veículo e evitar dores de cabeça appeared first on Revista O Mecânico.
Viagem de Férias: dicas de manutenção para garantir a segurança do veículo e evitar dores de cabeça Publicado primeiro em http://omecanico.com.br/feed/
Nenhum comentário:
Postar um comentário