sexta-feira, 12 de julho de 2024

Câmbio automático para motos será tendência permanente ou passageira?

A Fenabrave projeta a comercialização de 1,83 milhão de motos zero-quilômetro até dezembro deste ano, um acréscimo de 16% se comparado a 2023. Já a Abraciclo, estima que a produção no setor de motos chegará próxima a 1,7 milhão de unidades, o que representa um aumento de 7,4% em relação ao ano passado.

Inicialmente, o câmbio automatico em motos começou a ser implementado em categorias específicas como as scooters. No entanto, recentemente, montadoras como a BMW, por exemplo, anunciaram um novo câmbio automático para as suas motos. A Honda também oferece transmissões desse tipo em motos como a NX750 e África Twin.

Nesse sentido, no mercado de motos, existem dois principais tipos de câmbios automáticos, sendo o CVT (Transmissão Continuamente Variável) e o DCT (Dual Clutch Transmission). O primeiro, utiliza um sistema de polias e uma correia ou corrente para proporcionar uma faixa contínua de relações de transmissão, sem mudanças de marcha definidas.

Já o segundo, conta com dois conjuntos de embreagem para alternar entre as marchas de forma rápida e eficiente. Como vantagem, é possível evidenciar a possibilidade de mudar as marchas rapidamente e de forma suave, melhorando a aceleração e a eficiência de combustível.

Manutenção preventiva

Assim como nas motos de câmbio manual, é necessário atenção com a manutenção das motocicletas de câmbio automático, evitando falhas que possam comprometer o seu desempenho e a segurança.

Desta forma, as revisões devem ser feitas conforme o tempo e quilometragem e isto inclui realizar trocas regulares de óleo e fluido de transmissão, a fim de manter os componentes internos bem lubrificados e reduzir o desgaste.

Quando se trata do óleo de motor, a utilização do lubrificante correto, conforme indicado no manual do proprietário, é ainda mais imprescindível, uma vez que evita o atrito entre as peças e diminui o desgaste dos componentes mecânicos.

No caso das motos, na maioria das vezes, os lubrificantes apresentam viscosidade mai baixa do que nos carros, além de contar com aditivos especiais para manter a performance da embreagem.

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