Velas são fundamentais para o bom funcionamento e podem comprometer longevidade do motor
As motocicletas são fundamentais para o cotidiano seja das grandes cidades com transito intenso seja para ambientes rurais. Para o trabalho, para o estudo, para ir longe ou pequenos deslocamentos a motocicleta requer manutenção frequente e para quem depende da moto falhas mecânicas podem comprometer a renda e levar a grandes prejuízos.
Dicas da Niterra, proprietária da NGK, especialista em componentes para sistemas de ignição, destaca os três componentes mais suscetíveis a problemas devido ao uso intenso da motocicleta e como preveni-los.
1- Velas de ignição: Devem ser inspecionadas e substituídas conforme o plano de manutenção, com a quilometragem reduzida em caso de uso severo. O desgaste excessivo das velas não apenas aumenta o consumo de combustível, mas também dificulta a partida e pode danificar outros componentes, como CDI e bobina, resultando em custos de reparo mais elevados.
2- Terminais supressivos: Recomenda-se a troca a cada três anos para evitar falhas em condições de chuva. Terminais ressecados e com borrachas de vedação danificadas frequentemente causam problemas com umidade, comuns em dias chuvosos. Os terminais são fundamentais para preservar a força da faísca de forma isolada do ambiente. Produto desgastado gera dificuldade na partida.
3- Componentes de injeção/carburação: Problemas causados pelo envelhecimento do combustível devem ser evitados em motocicletas que circulam pouco. Tanto motociclistas profissionais quanto aqueles que usam a motocicleta esporadicamente precisam estar atentos a esses problemas, pois a falta de uso também pode ser considerada um uso severo devido ao envelhecimento do combustível, que afeta negativamente o sistema de carburação ou injeção da motocicleta.
O que é considerado uso severo na motocicleta?
Tanto motociclistas profissionais quanto motociclistas casuais precisam prestar atenção nos componentes que requerem cuidados específicos, um pelo uso intenso da motocicleta e outro pela falta de uso. Portanto o uso nas cidades com o anda e pára são pontos importantes pois requerem uso constante do sistema de ignição, freio e transmissão por exemplo. No entanto, a falta de uso também é considerada um uso severo, além do fator do envelhecimento do combustível, que gera muitos problemas ao sistema de carburação ou injeção da motocicleta.
“Sinais de problemas no motor incluem ruídos anormais, desempenho irregular, fumaça excessiva e vibrações intensas”, afirma Hiromori Mori, consultor de Assistência Técnica da Niterra. “Qualquer alteração nos ruídos do motor deve ser investigada, pois pode indicar um problema. O desempenho irregular, como dificuldade em aceleração, falta de desempenho ou manter a velocidade constante em rodovias, são outros sinais de alerta. A presença de fumaça excessiva pode indicar problemas graves internos no motor, como desgastes internos. Por fim, vibrações intensas ou aumento do ruído do motor podem indicar desgaste ou danos nos componentes.”
A NGK oferece uma ampla gama de velas de ignição para motocicletas e scooters de todas as cilindradas. As velas de Iridium IX são recomendadas por sua capacidade de melhorar a partida, a aceleração e a economia de combustível, além de prolongar a vida útil dos componentes de ignição.
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