Popularmente conhecido como “escorvamento”, o procedimento equaliza a atuação do gás no interior do amortecedor
Os amortecedores são projetados para funcionar verticalmente, porém, seu armazenamento geralmente é horizontal. Essa condição faz com que o gás instalado em seu interior se desloque para o tubo interno, chamado de tubo de pressão, o que pode acarretar em mal funcionamento do componente.
Essa situação de armazenagem é normal e pode ser facilmente resolvida com um procedimento, conhecido como equalização ou “escorvamento” do amortecedor.
Ao retirar o amortecedor da embalagem, é recomendado preparar a peça antes da instalação no veículo. O processo de equalização tem como objetivo retirar o gás comprimido do tubo de pressão e colocá-lo de volta no tubo reservatório.
“Caso o procedimento não seja realizado antes da instalação, a performance e a eficiência do amortecedor ficarão comprometidas, com perda de desempenho e ocorrências de ruídos. E isso poderá ser interpretado como um defeito de instalação ou fabricação”, explica Juliano Caretta, supervisor de treinamento técnico da Monroe.
A equalização pode ser dividida em três etapas:
1. Posicione o amortecedor na posição vertical e de instalação, certifique que a haste esteja plenamente aberta.
2. Comprima a haste, empurrando-o até fechá-la totalmente.
3. Solte a haste e deixe-a se estender sozinha.
Obs: esse processo deve ser feito entre três a quatro vezes seguidas.
Após o procedimento, os amortecedores poderão ser instalados no veículo e funcionarão de maneira correta, desde os primeiros movimentos da suspensão.
Vale lembrar o uso de uma bancada apropriada e devidamente preparada, com uma base emborrachada para evitar que o amortecedor escorregue, além do uso de EPI’s (Equipamentos de Proteção Industrial), incluindo luvas e óculos de proteção, são recomendações do profissional para que a equalização do amortecedor ocorra sem incidentes.
The post Equalização do amortecedor: processo simples e indispensável para o bom funcionamento da suspensão appeared first on Revista O Mecânico.
Equalização do amortecedor: processo simples e indispensável para o bom funcionamento da suspensão Publicado primeiro em http://omecanico.com.br/feed/
Nenhum comentário:
Postar um comentário