Veículo percorreu mais de 1 mil km em 12 horas
A Phinia anunciou os resultados do teste de durabilidade realizado com um motor de combustão interna a hidrogênio (H²ICE). O teste foi realizado no primeiro trimestre de 2024. O veículo foi submetido a uma jornada de amis de 1 mil km em apenas 12 horas. Além de enfrentar diferentes condições climáticas com temperaturas mínimas de menos 4°C, estava completamente carregado.
Com início e término em Blois, na França, a viagem teve 1.056 km no total e demonstraram a viabilidade da motorização H²ICE para aplicações adicionais como geração auxiliar de energia e esportes a motor.
Tecnologia H²ICE
O transporte de carga, frequentemente exige uma operação contínua e severa. Fatores como temperaturas extremas, cargas pesadas, ciclos operacionais contínuos e ambientes severos representam desafios adicionais. Os sistemas H²ICE estão emergindo como uma solução viável, particularmente para aplicações onde o alcance, capacidade de carga e tempos de reabastecimento são fatores críticos, confira algumas características que o motor a combustão interna de hidrogênio pode oferecer:
Menor tempo de reabastecimento: Em comparação com veículos elétricos a bateria (BEVs), que geralmente exigem longos tempos de carregamento, os veículos a combustão por hidrogênio podem ser reabastecidos em minutos, minimizando o tempo de parada.
Durabilidade: Os propulsores movidos a hidrogênio se baseiam em mais de um século de desenvolvimento de motores de combustão interna, garantindo uma motorização confiável.
Menor peso: Os sistemas de trilhos, injetores e controle permitem o uso eficiente do hidrogênio, resultando em um sistema motriz mais leve, em comparação com veículos elétricos com baterias volumosas, segundo a Phinia.
Aplicações
A tecnologia H²ICE pode ser implantada em diferentes aplicações para ajudar a maximizar seu impacto ambiental. Uma área de foco são os veículos comerciais leves (LCVs). Através de colaborações com os fabricantes, a Phinia desenvolveu LCVs H²ICE, que oferecem uma autonomia de 500 km, desempenho comparável aos dos motores a diesel e emissões de NOx (óxidos de nitrogênio) significativamente reduzidas.
Além disso, essa tecnologia tem boa relação potência-peso oferecida pelos motores a combustão por hidrogênio, o que pode abrir caminho para uma participação mais limpa e sustentável em eventos de corridas de longa duração.
Estendendo-se além do setor de transporte, a motorização H²ICE demonstra capacidades na geração de energia estacionária. Os grupos geradores equipados com essa configuração são capazes de operar continuamente por 24 horas com carga e partidas rápidas a frio, transformando-a em uma solução para aplicações de energia de backup.
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