Existem diferentes tipos de transmissões e aqui no Brasil, é comum que um novo motorista tire sua a habilitação com um carro de transmissão manual. Além disso, é possível encontrar no mercado as transmissões do tipo CVT, dupla embreagem, automática convencional e do tipo automatizada. Cada sistema possui uma série de atributos diferentes.
Dentre os tipos existentes, não existe melhor ou pior transmissão, o que ocorre é a frequência de manutenção necessária para cada sistema.
Uma transmissão manual, comumente, tende a ter um custo de manutenção menor em relação a uma transmissão CVT. Já as transmissões automatizadas necessitam de maior atenção, por causa da combinação de um sistema manual comandado por uma parte eletrônica.
“No quesito de lubrificação das transmissões, há uma grande diferença entre cada uma delas. Os óleos lubrificantes são projetados para suprir a necessidade de cada equipamento; os aditivos utilizados em transmissões manuais possuem uma aditivação diferenciada comparado a um óleo de transmissão automática ou CVT”, diz o gerente de qualidade da YPF Brasil, Denilson Barbosa.
Em alguns casos, como no da transmissão manual, a lubrificação precisa necessariamente ocorrer em várias partes do sistema. Já nas transmissões do tipo automática, apenas alguns pontos entram em contato com o óleo lubrificante.
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