terça-feira, 16 de julho de 2024

Quais são os problemas que podem indicar desgaste no sistema de freio?

Vibrações ou ruídos durante a frenagem podem indicar que algo não está funcionando corretamente

O freio é um sistema de segurança do veículo, e, por isso, é fundamental ser avaliado na hora da manutenção, mesmo que não apresente qualquer sinal de problema. Afinal, em caso de necessidade ele será especialmente exigido. A Fremax recomenda fazer a manutenção preventiva no automóvel e avaliar, entre os componentes, o sistema de freio, que é composto por diversas peças, entre elas, disco, tambor, pastilha, cilindro mestre e fluido.

A recomendação é ficar atento também aos indícios de problemas, como ruídos estridentes, pois podem indicar desgaste de pastilhas ou discos, bem como vibração na frenagem, dificuldade de frear, pedal duro, curso longo do pedal e luz de freio acesa no painel.

Sinais de problemas
No caso das pastilhas, além de ruídos ao acionar o pedal, perda de eficiência da frenagem, vibração ao frear e luz indicativa acesa do painel de instrumentos ou computador de bordo podem indicar desgaste excessivo. “É importante lembrar que as pastilhas precisam estar em boas condições para garantir eficiência na frenagem e evitar que o disco sofra danos desnecessários”, afirma o coordenador de Assistência Técnica e Garantia da Fremax, Leandro Leite.

Já quando o disco de freio apresenta algum defeito, como o empenamento ou desgaste acima do nível aceitável, o condutor pode sentir uma vibração. “Por não oferecer uma superfície estável para as pastilhas no momento da frenagem, a consequência é o surgimento dessa trepidação”, explica Leite.

A revisão do sistema de freio deve ser realizada para verificação dos itens, sendo a melhor maneira seguir as indicações do manual do fabricante e fazer a manutenção preventiva.

The post Quais são os problemas que podem indicar desgaste no sistema de freio? appeared first on Revista O Mecânico.


Quais são os problemas que podem indicar desgaste no sistema de freio? Publicado primeiro em http://omecanico.com.br/feed/

Nenhum comentário:

Postar um comentário