Especialista indica que troca de fluido deixa o câmbio com engates mais suaves, e, também, traz outras vantagens
Assim como os lubrificantes de motores, os fluidos de transmissão geram polêmicas, pois muitas montadoras afirmam que não há necessidade de fazer a troca do fluido, enquanto o “chão da oficina” indica que trocar o fluido deixa o câmbio com engates mais suaves, além de trazer outras vantagens.
A troca de fluido é um procedimento válido tanto para transmissões manuais quanto automáticas. Um dos mecânicos que tem essa dúvida é Silvinho SJC, que enviou por e-mail a seguinte questão: “Muito se fala sobre trocar o fluido de câmbio automático. A minha pergunta é sobre o câmbio manual: também é necessário trocar e, geralmente, com quantos quilômetros?”
Para responder a essa dúvida, consultamos Fernando Landulfo, consultor técnico da revista O Mecânico. O professor fez algumas considerações sobre a importância de trocar o fluido de câmbio em transmissões manuais. “Com certeza, apesar de algumas montadoras não recomendarem a troca dos fluidos das caixas manuais nos seus manuais, o ‘chão da oficina’ relata com frequência muitas vantagens na troca do fluido, como engates mais suaves, transmissões menos ruidosas e maior durabilidade do sistema. Quanto à periodicidade, como a montadora não faz a recomendação de troca, fica complicado atribuir um período específico. No entanto, o chão da oficina tem recomendado frequentemente a troca do fluido a cada 40 mil ou 50 mil km em condições severas.”
The post Qual o intervalo de troca do fluido do câmbio manual? appeared first on Revista O Mecânico.
Qual o intervalo de troca do fluido do câmbio manual? Publicado primeiro em http://omecanico.com.br/feed/
Nenhum comentário:
Postar um comentário