sábado, 15 de novembro de 2025

Mecânico independente é o grande promotor, com credibilidade, para as marcas, diz Volkswagen

Gustavo Ogawa, Diretor de Pós-Vendas SAM da marca no Brasil conversou com exclusividade sobre o mercado de manutenção automotivo 

por Felipe Salomão   fotos Volkswagen/Divulgação 

 

Quem acha que as montadoras estão distantes dos mecânicos está errado, uma vez que cada dia que passa as grandes fabricantes de veículos no país investem mais recursos e, também, abrem novas empresas para atender as demandas no mercado de mecânica automotiva.  Neste contexto, Gustavo Ogawa, Diretor de Pós-Vendas SAM da Volkswagen no Brasil, destacou o papel estratégico dos mecânicos independentes no mercado de reparação. “O mecânico independente é o grande promotor, com credibilidade, para as marcas”, disse o executivo, que também ressaltou que esse segmento movimenta mais de 45% do mercado de peças no país e, por conta disso, a marca criou até um lema, como aponta Ogawa. “Criamos um novo território de marca exclusivo para os mecânicos independentes: “Volks Vale+ Porque cuida do que mais vale para você: o seu negócio”.

Veja nas próximas páginas a entrevista exclusiva com Gustavo Ogawa, Diretor de Pós-Vendas SAM da marca no Brasil conversou eletrificação, conectividade, além de pós-vendas.  

 O Mecânico: Como a Volkswagen enxerga hoje a relação entre o mercado de pós-vendas das montadoras e os mecânicos independentes 
no Brasil? 

Gustavo Ogawa: A Volkswagen do Brasil tem uma relação robusta de parceria com os mecânicos independentes. Não é à toa que somos reconhecidos por pesquisas como “A marca indicada pelos Mecânicos”, há cinco anos no topo desse ranking. Nossa visão é ser um forte parceiro de negócios, contribuindo para o acesso a todas as informações técnicas, eventos de relacionamento por meio das mais de 470 concessionárias da Rede Volkswagen em todas as regiões do Brasil e a oferta de um portfólio completo de peças genuínas com acesso rápido para os mecânicos independentes, seja por canais convencionais ou por Marketplaces digitais como o Mercado Livre e o Peças.VW. 

O Mecânico: Quais iniciativas a Volkswagen tem adotado para aproximar os mecânicos independentes e garantir que eles tenham acesso a informações técnicas e peças originais? 

Gustavo Ogawa: Estamos reformulando todo o nosso atual ecossistema de contato com os mecânicos por meio de um portal dedicado para eles, com informações técnicas, dicas de reparação, acesso a eventos de relacionamento com nossa Rede de Concessionárias, Market Place de Compra de Peças e um futuro programa de incentivo e parceria para impulsionar ainda mais seu negócio: queremos ser o melhor parceiro dos mecânicos independentes com objetivo de gerar valor para os seus negócios. 

 

O Mecânico: Com a expansão da frota e a incorporação de novas tecnologias nos veículos, quais são os principais desafios de manutenção para os mecânicos independentes e como a Volkswagen analisa esse cenário? 

Gustavo Ogawa: A frota brasileira conta com uma grande quantidade de veículos com uma tendência de envelhecimento se formando. Existe, por um lado, uma grande oportunidade de incremento de receita para esses veículos, que estão envelhecendo, momento em que temos o maior ticket médio de reparação dentro do ciclo de vida dos veículos. Por outro lado, temos uma crescente de veículos novos que começam a chegar com muita tecnologia embarcada e nesse momento a capacitação de novas áreas de conhecimento será essencial para os mecânicos independentes. Com certeza, a Volkswagen do Brasil trabalha fortemente para se estabelecer como um grande alicerce para esse público. 

O Mecânico: Há estratégias específicas voltadas para ampliar a competitividade da rede de concessionárias diante do mercado independente? 

Gustavo Ogawa: Hoje a Volkswagen tem um constante desenvolvimento do portfólio Economy, uma linha de combate para gerar ainda mais competitividade para nossa marca no mercado independente. Destaco o nosso posicionamento com os lubrificantes da Linha Economy, que atende não apenas os veículos Volkswagen, mas também oferece um portfólio completo com as viscosidades para mais de 80% do parque brasileiro. 

 

O Mecânico: Quais são as expectativas da Volkswagen para o segmento de pós-vendas nos próximos anos, considerando tendências como eletrificação e conectividade? 

Gustavo Ogawa: Estamos acompanhando de perto mercados como Europa e China e desenvolvendo uma modelagem para definir os impactos para os próximos anos na venda de peças e serviços. O que conseguimos afirmar hoje, é que: por um lado, o retorno para reparos e diagnósticos aumenta gerando maior oferta de mão de obra, que por sua vez precisa estar muito bem capacitada em relação às novas tecnologias. Porém, já é notada uma redução na venda de algumas peças de desgaste de maior frequência e dos lubrificantes. Sem dúvida, muitos desafios e novos modelos de negócios estão para surgir mas, de fato, para o mercado de reparação no geral, a capacitação em novas tecnologias será a condição chave para o sucesso. 

 

O Mecânico: Como a empresa enxerga o papel do mecânico independente na construção de uma experiência positiva para o cliente da marca? 

Gustavo Ogawa: Do lado institucional, o mecânico independente é o grande promotor, com credibilidade, para as marcas. Do lado dos negócios, eles representam mais de 45% de todo o mercado de peças do Brasil e é onde a Volkswagen vislumbra uma grande oportunidade de crescimento. Assim, criamos um novo território de marca exclusivo para os mecânicos independentes: “Volks Vale+ Porque cuida do que mais vale para você: o seu negócio”. 

The post Mecânico independente é o grande promotor, com credibilidade, para as marcas, diz Volkswagen appeared first on Revista O Mecânico.


Mecânico independente é o grande promotor, com credibilidade, para as marcas, diz Volkswagen Publicado primeiro em http://omecanico.com.br/feed/

Nenhum comentário:

Postar um comentário