Fumaça azulada no escapamento e dificuldade de partida também são sinais comuns
Os retentores de válvulas têm a função de evitar que o óleo existente na região do cabeçote chegue na câmara de combustão através das hastes das válvulas. Quando eles começam a falhar, o motor pode apresentar alguns sintomas, indicando defeitos no componente. Pensando nisso, a revista O Mecânico exibe os principais indícios de problemas nos retentores de válvulas.
Um dos sinais mais comuns é a fumaça azulada saindo pelo escapamento, especialmente após longos períodos em marcha-lenta ou em retomadas de aceleração. Isso ocorre porque o óleo passa pela haste das válvulas e queima junto com a mistura ar-combustível, provocando a coloração azul na fumaça e odor de óleo queimado.
Outro indício possível é o aumento no consumo de óleo, mesmo sem vazamentos externos visíveis. Quando os retentores perdem a capacidade de vedação, pequenas quantidades de lubrificante começam a passar para o interior dos cilindros, reduzindo o nível de óleo.
Falhas na partida, principalmente após o veículo permanecer parado por algumas horas, também podem indicar problemas nos retentores. Isso acontece visto que se o óleo escorrer para dentro da câmara de combustão, a vela pode ficar encharcada, prejudicando a ignição. Além disso, é possível ocorrer um funcionamento irregular nos primeiros minutos, até que o excesso de óleo seja queimado.
Outro sintoma que pode indicar problemas nos retentores é o acúmulo de resíduos na ponta das velas de ignição, que pode alterar o padrão de queima e causar falhas de combustão no cilindro.
Por fim, realizar o diagnóstico dos retentores de válvula é fundamental para evitar manutenções mais caras, como danos nas velas e nos demais componentes do sistema de ignição, devido a maior exigência para realizar a queima quando há óleo presente na câmara de combustão.
The post Motor consumindo óleo em excesso? Problema pode ser nos retentores de válvula appeared first on Revista O Mecânico.
Motor consumindo óleo em excesso? Problema pode ser nos retentores de válvula Publicado primeiro em http://omecanico.com.br/feed/

Nenhum comentário:
Postar um comentário