segunda-feira, 17 de novembro de 2025

Passo a passo de medição de compressão dos cilindros do Hyundai Creta 1.6

Procedimento ajuda a descobrir problemas internos no motor e identificar suas causas 

artigo por Murilo Marciano Santos   fotos Arquivo Bosch 

 

medição da compressão dos cilindros é um dos procedimentos mais importante para avaliar o estado dos componentes internos de um motor a combustão. Assim, para ajudar o mecânico na hora de realizar esse teste no motor 1.6 do Hyundai Creta, a Revista O Mecânico exibe um passo a passo técnico sobre o tema. 

O guia apresentado é válido para o Hyundai Creta quando equipado com o motor 1.6 aspirado de quatro cilindros e 16 válvulas da família Gamma, que entrega potência de 130 cv no etanol e 123 cv na gasolina a 6.000 rpm, com torque de 16,5 kgfm no etanol e 16 kgfm na gasolina a 4.500 rpm. 

Quando é necessário realizar a medição de compressão dos cilindros? 

No motor, alguns sinais podem indicar a perda de compressão nos cilindros, sinalizando a necessidade de medição para verificar sua regularidade. Um dos principais indicativos é a queda de desempenho, que faz com que o veículo apresente perda de potência em retomadas e acelerações mais lentas que o normal. Isso pode ocorrer porque a mistura ar-combustível não é comprimida adequadamente, reduzindo a eficiência da combustão. Em alguns casos, é possível que o motor também falhe em marcha lenta ou apresente dificuldade de partida. 

Outro sinal comum é o aumento no consumo de combustível e de óleo lubrificante, visto que caso a compressão esteja comprometida, a queima da mistura pode não ocorrer de forma eficiente, fazendo a ECU injetar mais combustível para compensar a falta de potência. Já no caso do óleo, a perda de vedação causada pelo desgaste de anéis, pistões ou válvulas pode permitir que ele entre na câmara de combustão, gerando fumaça azulada pelo escapamento e consumo elevado do lubrificante. 

Também, quando um ou mais cilindros não atingem a compressão mínima necessária, há um desequilíbrio no ciclo de combustão, resultando em vibrações excessivas, trepidações, funcionamento irregular e perda de suavidade no funcionamento do motor, sintomas que podem ser verificados principalmente em marcha lenta. 

 

Procedimento de medição da compressão dos cilindros 

 

Antes de iniciar o teste, é necessário checar o nível e a qualidade do óleo do motor. Óleo degradado ou em quantidade insuficiente pode comprometer tanto a medição quanto o funcionamento correto do motor. Além disso, a bateria deve estar com bom nível de carga, para garantir a rotação mínima de 250 rpm durante os testes, permitindo uma leitura precisa. 

 

1) Aqueça o motor até atingir sua temperatura normal de trabalho, visto que a medição com o motor frio pode apresentar resultados imprecisos, já que a dilatação térmica dos componentes interfere na vedação interna. 

 

2) Remova a proteção plástica (A) retirando os quatro parafusos com uma chave 10 mm, para ter acesso às bobinas e velas. 

 

2) Desconecte e remova as bobinas de ignição (B) para interromper o funcionamento do sistema de ignição, evitando o acionamento do motor durante o teste. 

3) Remova todas as velas de ignição dos quatro cilindros para facilitar a rotação do motor e permitir o encaixe correto do medidor de compressão. 

 

4) Posicione o adaptador do medidor de compressão no orifício da vela de ignição do cilindro a ser testado (C), checando se há vedação total para não haver perda de pressão. 

5) Mantenha a borboleta de aceleração totalmente aberta, para assegurar a entrada de ar suficiente no cilindro durante a partida, evitando leituras incorretas. 

 

6) Dê partida no motor até que o ponteiro do manômetro estabilize no valor máximo medido. A rotação deve ser mantida no mínimo em 250 RPM. 

 

7) Anote o valor obtido do cilindro testado e repita o procedimento individualmente em cada cilindro até completar os quatro valores. 

 

8) Compare os valores obtidos nos testes com os valores de referência.  

 

9) Se algum cilindro apresentar valores abaixo do mínimo, coloque uma pequena quantidade de óleo pelo orifício da vela e refaça o teste. Se a compressão aumentar, o desgaste pode estar nos anéis de segmento, pistão ou paredes do cilindro. Agora, se mesmo após a adição de óleo o valor não se alterar, a causa provável está relacionada ao desgaste das válvulas de admissão ou escape, ou até falha de vedação na junta do cabeçote. 

 

Por fim, o teste de compressão é uma ferramenta útil que pode ajudar o mecânico na identificação de problemas no motor e suas causas, para que seja feita uma manutenção correta que aumente a vida útil e durabilidade do conjunto. 

 

The post Passo a passo de medição de compressão dos cilindros do Hyundai Creta 1.6 appeared first on Revista O Mecânico.


Passo a passo de medição de compressão dos cilindros do Hyundai Creta 1.6 Publicado primeiro em http://omecanico.com.br/feed/

Nenhum comentário:

Postar um comentário