sexta-feira, 21 de novembro de 2025

Motor Renault M9T diesel (master): passo a passo com desmontagem parcial e manutenção

Confira os detalhes da primeira geração do motor que estreou na Renault Master em 2010 

texto Vitor Lima   fotos Diego Cesilio / Renault / Nissan divulgação 

 

M9T é um motor diesel desenvolvido pela Renault, com foco na durabilidade e eficiência, o que garantiu uma ampla gama de aplicações, equipando vans, furgões e chassis-cabine que são pilares em frotas comerciais ao redor do mundo. 

Criação e Desenvolvimento 

Lançado em 2010, o motor M9T fez sua estreia com a terceira geração da Renault Master. Ele foi projetado para substituir o motor G9U (2.5 dCi), oferecendo melhorias em termos de desempenho, economia de combustível e emissões de poluentes, atendendo às normas europeias da época. Sua concepção foi fruto da aliança Renault-Nissan, o que explica sua presença em veículos de ambas as marcas, além de modelos da Opel e Vauxhall, através de acordos de compartilhamento de plataforma. 

Novo Renault Master 2013. Curitiba/PR./ Foto: Rodolfo Buhrer / La Imagem.

Os principais modelos que utilizam este motor incluem: 

 

  • Renault Master:Sendo o veículo de lançamento, a Master é o principal modelo a utilizar o motor M9T em suas diferentes configurações de carroceria e potência.

  • Nissan NV400/Interstar:Como parte da aliança, a Nissan adotou o M9T para sua van de grande porte, inicialmente chamada de NV400 e posteriormente renomeada paraInterstar em alguns mercados. 

  • OpelMovano/VauxhallMovano: Através de um acordo de cooperação, a Opel (e sua marca irmã britânica Vauxhall) também utilizou o motor M9T em sua van Movano, até a aquisição da marca pelo grupo PSA (atualmente Stellantis). 

  • Nissan Frontier (YS23):Uma variação deste motor, conhecida como YS23, equipa algumas versões da picape Nissan Frontier (também conhecida comoNavara em outros mercados). Esta versão pode apresentar calibrações e componentes específicos para a aplicação em picapes. 

 

Especificações 

O motor M9T é um quatro cilindros em linha com um deslocamento de 2.3 litros (2298 cm³). Ele possui um cabeçote de 16 válvulas com comando (DOHC) e sistema de injeção direta de combustível common-rail. Ao longo de sua produção, o M9T recebeu atualizações e foi oferecido em diferentes configurações de potência, tanto com um único turbocompressor de geometria variável quanto com um sistema biturbo, encontrado na segunda geração do motor. 

Novo Renault Master 2013. Curitiba/PR./ Foto: Rodolfo Buhrer / La Imagem.

Revista O Mecânico foi até o Centro Técnico da Renault, em Jundiaí, para realizar a desmontagem parcial do motor M9T de primeira geração, bastante usado em veículos comerciais, e que combina sistemas de sincronismo por corrente e engrenagens, o que exige cuidado redobrado na desmontagem e na análise de seus componentes. 

 

Desmontagem 

 

1) Trave o volante do motor usando a ferramenta específica, quebre o torque (1a) e remova o parafuso e a polia do virabrequim (1b), externa na tampa de sincronismo.  

 

2) Para retirar a tampa do sincronismo, remova os 23 parafusos (2a). Há um parafuso central, localizado na parte superior que precisa ser retirado (2b). Caso este parafuso não seja removido, a tampa pode entortar ou até quebrar durante a remoção, fique atento para não o esquecer. 

3) Após a remoção da tampa, trave o tensionador hidráulico com ajuda de um pino 3mm ou com uma chave, solte os parafusos de fixação e remova o componente. 

4) Realize a remoção das sapatas de tensionamento, que tem contato direto com a corrente. 

5) Trave a engrenagem do comando de válvulas (5a) com a ferramenta especial 14307 fixada por um parafuso M6, para conseguir quebrar o torque dos parafusos de fixação da engrenagem do comando. (5b). 

6) Após quebrar o torque, retire a ferramenta de travamento da polia, solte os parafusos de fixação e remova a polia do comando e a corrente de sincronismo. 

7) Para retirar a tampa de válvulas, será necessário a remoção dos periféricos. Comece pelas tubulações metálicas.  

8) Faça a remoção dos injetores de combustível que são fixados por um parafuso cada.  

9) Retire a bomba de alta pressão de combustível. 

10) Após, remova a bomba de vácuo que está ao lado da bomba de alta.  

11) Remova os parafusos da tampa de válvulas (11a) e, por fim, retire a tampa da árvore de cames (11b). 

12) Para conseguir liberar o cabeçote do motor, ainda é necessário a remoção de alguns componentes. Inicie retirando o turbocompressor. 

13) Após, solte o duto derivado do sistema de EGR, que está conectada no coletor de escape e conclua a retirada do coletor.  

14) Partindo para o outro lado do motor, faça a remoção do sistema de EGR do motor. 

15) Com tudo liberado, solte os 10 parafusos de fixação do cabeçote com auxílio de uma chave Torx E18. 

16) Remova o cabeçote do motor e não esqueça da junta. 

Como colocar o motor no ponto? 

Antes de instalar a engrenagem, verifique novamente se a ranhura do comando de válvulas de escape está na posição horizontal, com a parte mais larga voltada para cima. Confirme também se a ranhura do comando de válvulas de admissão está alinhada na posição das 12 horas. 

 17) Verifique se o pino 14307A está devidamente inserido no orifício de referência. 

Obs: Gire o motor no sentido horário até que o pino da ferramenta entre totalmente. Se necessário, volte um pouco no sentido anti-horário para que o colo do virabrequim encoste no pino, confirmando o batente. 

Confira visualmente: 

  1. a) A chaveta do virabrequim deve estar voltada para cima.
  2. b) O elo escuro da corrente devecasarcom a marca branca da engrenagem inferior. 

 

Sincronismo e ajuste das engrenagens 

O M9T utiliza um sistema misto: parte por corrente e parte por engrenagens. 

 

18) No topo do motor, alinhe o elo escuro da corrente com o furo de referência na engrenagem do comando. Para arte: preciso de zoom na área demarcada na foto 18edit, como se fosse aquele efeito em lupa 

 

19) Trave os comandos com a ferramenta de enquadramento 14307. 

Verifique o alinhamento: 

  1. a) O risco da engrenagem deve coincidir com a marca na carcaça da tampa de válvulas (posição “12 horas”).
  2. b) O comando deve estar com a meia-lua menor para baixo e a maior para cima.

 

20) Encoste os parafusos da engrenagem da árvore de comando de válvulas de escape. 

21) Recoloque as guias da corrente (lado branco de nylon voltado para a corrente). 

22) Coloque o tensionador hidráulico.  

Realize o aperto os parafusos com os torques e ângulos de acordo com a fabricante e, somente após o torque correto, remova as ferramentas de fixação e tensione a corrente de sincronismo. 

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