Confira os detalhes da primeira geração do motor que estreou na Renault Master em 2010
texto Vitor Lima fotos Diego Cesilio / Renault / Nissan divulgação
O M9T é um motor diesel desenvolvido pela Renault, com foco na durabilidade e eficiência, o que garantiu uma ampla gama de aplicações, equipando vans, furgões e chassis-cabine que são pilares em frotas comerciais ao redor do mundo.
Criação e Desenvolvimento
Lançado em 2010, o motor M9T fez sua estreia com a terceira geração da Renault Master. Ele foi projetado para substituir o motor G9U (2.5 dCi), oferecendo melhorias em termos de desempenho, economia de combustível e emissões de poluentes, atendendo às normas europeias da época. Sua concepção foi fruto da aliança Renault-Nissan, o que explica sua presença em veículos de ambas as marcas, além de modelos da Opel e Vauxhall, através de acordos de compartilhamento de plataforma.
Os principais modelos que utilizam este motor incluem:
- Renault Master:Sendo o veículo de lançamento, a Master é o principal modelo a utilizar o motor M9T em suas diferentes configurações de carroceria e potência.
- Nissan NV400/Interstar:Como parte da aliança, a Nissan adotou o M9T para sua van de grande porte, inicialmente chamada de NV400 e posteriormente renomeada paraInterstar em alguns mercados.
- OpelMovano/VauxhallMovano: Através de um acordo de cooperação, a Opel (e sua marca irmã britânica Vauxhall) também utilizou o motor M9T em sua van Movano, até a aquisição da marca pelo grupo PSA (atualmente Stellantis).
- Nissan Frontier (YS23):Uma variação deste motor, conhecida como YS23, equipa algumas versões da picape Nissan Frontier (também conhecida comoNavara em outros mercados). Esta versão pode apresentar calibrações e componentes específicos para a aplicação em picapes.
Especificações
O motor M9T é um quatro cilindros em linha com um deslocamento de 2.3 litros (2298 cm³). Ele possui um cabeçote de 16 válvulas com comando (DOHC) e sistema de injeção direta de combustível common-rail. Ao longo de sua produção, o M9T recebeu atualizações e foi oferecido em diferentes configurações de potência, tanto com um único turbocompressor de geometria variável quanto com um sistema biturbo, encontrado na segunda geração do motor.
A Revista O Mecânico foi até o Centro Técnico da Renault, em Jundiaí, para realizar a desmontagem parcial do motor M9T de primeira geração, bastante usado em veículos comerciais, e que combina sistemas de sincronismo por corrente e engrenagens, o que exige cuidado redobrado na desmontagem e na análise de seus componentes.
Desmontagem
1) Trave o volante do motor usando a ferramenta específica, quebre o torque (1a) e remova o parafuso e a polia do virabrequim (1b), externa na tampa de sincronismo.
2) Para retirar a tampa do sincronismo, remova os 23 parafusos (2a). Há um parafuso central, localizado na parte superior que precisa ser retirado (2b). Caso este parafuso não seja removido, a tampa pode entortar ou até quebrar durante a remoção, fique atento para não o esquecer.
3) Após a remoção da tampa, trave o tensionador hidráulico com ajuda de um pino 3mm ou com uma chave, solte os parafusos de fixação e remova o componente.
4) Realize a remoção das sapatas de tensionamento, que tem contato direto com a corrente.
5) Trave a engrenagem do comando de válvulas (5a) com a ferramenta especial 14307 fixada por um parafuso M6, para conseguir quebrar o torque dos parafusos de fixação da engrenagem do comando. (5b).
6) Após quebrar o torque, retire a ferramenta de travamento da polia, solte os parafusos de fixação e remova a polia do comando e a corrente de sincronismo.
7) Para retirar a tampa de válvulas, será necessário a remoção dos periféricos. Comece pelas tubulações metálicas.
8) Faça a remoção dos injetores de combustível que são fixados por um parafuso cada.
9) Retire a bomba de alta pressão de combustível.
10) Após, remova a bomba de vácuo que está ao lado da bomba de alta.
11) Remova os parafusos da tampa de válvulas (11a) e, por fim, retire a tampa da árvore de cames (11b).
12) Para conseguir liberar o cabeçote do motor, ainda é necessário a remoção de alguns componentes. Inicie retirando o turbocompressor.
13) Após, solte o duto derivado do sistema de EGR, que está conectada no coletor de escape e conclua a retirada do coletor.
14) Partindo para o outro lado do motor, faça a remoção do sistema de EGR do motor.
15) Com tudo liberado, solte os 10 parafusos de fixação do cabeçote com auxílio de uma chave Torx E18.
16) Remova o cabeçote do motor e não esqueça da junta.
Como colocar o motor no ponto?
Antes de instalar a engrenagem, verifique novamente se a ranhura do comando de válvulas de escape está na posição horizontal, com a parte mais larga voltada para cima. Confirme também se a ranhura do comando de válvulas de admissão está alinhada na posição das 12 horas.
17) Verifique se o pino 14307A está devidamente inserido no orifício de referência.
Obs: Gire o motor no sentido horário até que o pino da ferramenta entre totalmente. Se necessário, volte um pouco no sentido anti-horário para que o colo do virabrequim encoste no pino, confirmando o batente.
Confira visualmente:
- a) A chaveta do virabrequim deve estar voltada para cima.
- b) O elo escuro da corrente devecasarcom a marca branca da engrenagem inferior.
Sincronismo e ajuste das engrenagens
O M9T utiliza um sistema misto: parte por corrente e parte por engrenagens.
18) No topo do motor, alinhe o elo escuro da corrente com o furo de referência na engrenagem do comando. Para arte: preciso de zoom na área demarcada na foto 18edit, como se fosse aquele efeito em lupa
19) Trave os comandos com a ferramenta de enquadramento 14307.
Verifique o alinhamento:
- a) O risco da engrenagem deve coincidir com a marca na carcaça da tampa de válvulas (posição “12 horas”).
- b) O comando deve estar com a meia-lua menor para baixo e a maior para cima.
20) Encoste os parafusos da engrenagem da árvore de comando de válvulas de escape.
21) Recoloque as guias da corrente (lado branco de nylon voltado para a corrente).
22) Coloque o tensionador hidráulico.
Realize o aperto os parafusos com os torques e ângulos de acordo com a fabricante e, somente após o torque correto, remova as ferramentas de fixação e tensione a corrente de sincronismo.
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