domingo, 16 de novembro de 2025

Dicas para identificar o desgaste das pastilhas de freio na moto

Avaliar o desgaste no indicador da pastilha ou verificar a espessura podem apontar sinais de que chegou a hora da troca

O sistema de freio da moto exige atenção constante para garantir segurança. Ele funciona transformando a força aplicada no manete ou no pedal em atrito entre pastilhas e disco, responsável por parar a motocicleta.

Para saber a hora certa de trocar as pastilhas, a Nakata orienta a fazer inspeções periódicas. Muitas pastilhas possuem indicador de desgaste, porém, quando não possuem, a troca deve ser feita quando a espessura chegar a cerca de 1,5 mm, explica Leandro Leite, coordenador de Garantia e Assistência Técnica da empresa.

No momento da substituição é ideial que o mecânico tenha ferramentas adequadas, como chaves específicas e o dispositivo para retrair o pistão da pinça de freio.

Leite também recomenda limpar todo o sistema de freio, já que resíduos podem causar ruídos e reduzir o desempenho. É importante verificar o estado dos discos e garantir que estejam secos ao instalar as novas pastilhas.

Para motos com freio a tambor, é preciso checar as condições das sapatas e do tambor. Após a troca, não esqueça de conferir o nível e a qualidade do fluido de freio no reservatório.

 

The post Dicas para identificar o desgaste das pastilhas de freio na moto appeared first on Revista O Mecânico.


Dicas para identificar o desgaste das pastilhas de freio na moto Publicado primeiro em http://omecanico.com.br/feed/

Nenhum comentário:

Postar um comentário