sábado, 13 de dezembro de 2025

Corrente de sincronismo com folga excessiva? Veja os principais sintomas

Ruídos metálicos anormais e falhas de funcionamento podem indicar desgaste

 

 

A corrente de sincronismo tem a função de manter o comando de válvulas e o virabrequim em sincronia, permitindo que as válvulas abram e fechem no tempo correto. Dessa forma, quando há desgaste excessivo nesse componente podem surgir problemas. Pensando nisso, a revista O Mecânico mostra os principais sinais de que a corrente está com folga excessiva.

Um dos principais indícios dessa situação é um ruído metálico anormal que surge na parte dianteira do motor, principalmente em marcha-lenta ou logo após a partida. Normalmente, esse som ocorre quando a corrente vibra excessivamente contra a guia ou o tensionador, indicando que o sistema já não está com a tensão correta.

Outro sintoma possível é a perda de desempenho em acelerações ou retomadas, visto que uma folga incorreta pode alterar o ponto de abertura e fechamento das válvulas, afetando a quantidade de ar e combustível admitidos.

 

 

Uma marcha-lenta irregular também pode indicar folga excessiva na corrente, pois quando o sincronismo fica instável o motor pode apresentar excesso de vibrações, oscilações de rotação e até falhas. Em alguns casos, pode ser gerado um código de falha (DTC) relacionado ao sensor de fase ou ao sensor de rotação.

Por fim, quando houver indícios de folga excessiva na corrente, o mecânico deve efetuar o diagnóstico para evitar que o problema se agrave. Em casos extremos, pode ocorrer a perda do sincronismo causada por um dente pulado, por exemplo, que pode gerar danos nas válvulas ou pistões.

 

The post Corrente de sincronismo com folga excessiva? Veja os principais sintomas appeared first on Revista O Mecânico.


Corrente de sincronismo com folga excessiva? Veja os principais sintomas Publicado primeiro em http://omecanico.com.br/feed/

Nenhum comentário:

Postar um comentário