Falhas no componente podem ser confundidas com defeitos na bomba de baixa pressão
Nos veículos com injeção direta de combustível, a bomba de alta pressão é responsável por aumentar a pressão que é proveniente da bomba de baixa, para que o combustível seja injetado diretamente na câmara de combustão. Pensando nisso, a revista O Mecânico exibe os principais indícios de problemas na bomba de alta pressão.
Um dos principais sinais de defeitos nesse componente é a dificuldade de partida, principalmente após o motor permanecer desligado por longos períodos, visto que se a bomba não consegue manter ou gerar a pressão adequada no momento da ignição, o motor demora mais tempo até entrar em funcionamento, e pode até não ligar em alguns casos.
Outro indício comum é a perda de potência, principalmente em acelerações ou alta carga. Isso ocorre porque a bomba não entrega o volume ou a pressão de combustível necessária, prejudicando a mistura ar-combustível e sua queima na câmara de combustão.
Também, podem surgir falhas durante a aceleração, como “cortes” durante situações de alta demanda como retomadas, causadas por uma queda de pressão na linha. Em motores modernos, normalmente um código de falha (DTC) relacionado com a pressão de combustível costuma ser gerado nessa situação.
No diagnóstico, é fundamental fazer uma análise visual da bomba de alta pressão, verificando se não há vazamentos de combustível. Além disso, fazer a medição da vazão de combustível, com scanner por exemplo, ajuda a identificar possível falhas na alimentação.
Por fim, o mecânico deve ficar atento quando houver indícios de falha na bomba de alta pressão, principalmente quanto a vazamentos, pois podem causar incêndios no veículo. Também, no longo prazo, ignorar problemas na bomba de alta pode prejudicar os cilindros, devido ao aumento da temperatura de câmara causado pela mistura pobre derivada da falta de combustível.
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