quarta-feira, 3 de dezembro de 2025

GM vai produzir Spark em fábrica multimarcas no Ceará

Complexo industrial começa a operar em 3 de dezembro com foco em tecnologia e na montagem inicial do Chevrolet Spark em regime SKD

 

 

A inauguração do Polo Automotivo do Ceará aconteceu hoje dia 3 de dezembro, data em que a Planta Automotiva do Ceará – PACE iniciará oficialmente suas operações. Ao todo, a fábrica tem capacidade de produzir 10 mil veículos por ano. O anúncio foi feito por Rodrigo Teixeira, acionista da PACE, durante o Salão Internacional do Automóvel, em São Paulo. O primeiro modelo a ser produzido na antiga fábrica da Troller será o elétrico Chevrolet Spark EUV, lançado recentemente no mercado brasileiro. Além disso, a Captiva 100% elétrica também será produzido na planta cearense. A empresa dona da unidade fabril vai investir R$ 500 milhões em pesquisa e desenvolvimento no complexo nordestino nos próximos cinco anos.

 

 

Além disso, o investimento inicial é de R$ 400 milhões, com expectativa de geração de até 9 mil empregos no complexo instalado na antiga fábrica da Troller, em Horizonte, que tem 600 mil metrôs quadrados. O Polo, liderado pela Comexport, funcionará como plataforma multimarcas, formato já adotado em países como Uruguai, México, Finlândia e Áustria. As marcas que têm parceria com a Comexport são a Mercedes-Benz, Honda, BYD, GWM, Renault, Ford, Volvo, GM, Toyota, Higer, Chery, Volkswagen e Porsche.

 

 

“Começaremos a produzir a partir do dia 3 de dezembro. Não é uma fábrica de automóveis. Propositalmente a gente chama de Polo Automotivo porque o objetivo é desenvolver tecnologia lá e não simplesmente montar um veículo”, afirmou Rodrigo no painel O Brasil na liderança da descarbonização no setor automotivo.

 

 

O anúncio da GM foi feito em setembro de 2025. A operação começa na modalidade Semi Knocked-Down – SKD, em que o veículo chega parcialmente montado, assim como acontece com a fábrica da BYD em Camaçari, na Bahia, onde é montado o Dolphin Mini. O primeiro modelo será o Chevrolet Spark, com previsão de 8.800 unidades produzidas em 2026. A montadora planeja avançar posteriormente para produção integral no Brasil e desenvolver novos produtos dentro do complexo.

Rodrigo destacou que o Ceará oferece condições favoráveis para investimentos. “Boa legislação, ambiente favorável de negócios. O estado do Ceará hoje tem uma das melhores educações do Brasil. O ITA vai abrir fora de São Paulo sua primeira unidade no Ceará. Começamos a criar condições favoráveis e também um mercado consumidor relevante”, afirmou.

 

 

O governador Elmano de Freitas classifica o empreendimento como estratégico para o estado. “Ele impulsionará a geração de empregos qualificados, atraindo novos investimentos e fortalecendo a cadeia produtiva local, além de ampliar a competitividade do estado no cenário nacional. É um setor que movimenta a economia, estimula inovação e projeta o Ceará como um hub industrial em crescimento”, declarou.

O presidente da Adece, Danilo Serpa, explica que o espaço apresenta aos visitantes o Chevrolet Spark, primeiro veículo da planta. “A PACE é a primeira planta multimarcas do setor automotivo do país. Embora seja um modelo inédito no Brasil, já funciona muito bem em outros países. Estamos recebendo investidores para apresentar o Ceará”, disse.

 

The post GM vai produzir Spark em fábrica multimarcas no Ceará appeared first on Revista O Mecânico.


GM vai produzir Spark em fábrica multimarcas no Ceará Publicado primeiro em http://omecanico.com.br/feed/

Nenhum comentário:

Postar um comentário