segunda-feira, 8 de dezembro de 2025

Substituição do retentor traseiro do virabrequim do VW Up: passo a passo

Virabrequim é o componente que transforma o movimento dos pistões em movimento de rotação para transmissão de torque ao conjunto do motor

O virabrequim é o componente que transforma o movimento dos pistões em movimento de rotação para transmissão de torque ao conjunto do motor. A vedação na região traseira do virabrequim é feita pelo retentor, responsável por evitar vazamento de óleo e contaminação do sistema. Com isso, a Revista O Mecânico traz o passo a passo completo do procedimento de substituição do retentor traseiro do virabrequim do Volkswagen Up!, que é equipado com motor EA211 1.0.

É preciso lembrar que o retentor traseiro do virabrequim realiza a vedação da articulação do eixo com o bloco do motor. A peça evita vazamento de óleo e contaminação do interior do motor, mantendo a integridade do sistema.

Segundo Alexandre Morselli, gerente de Produtos da Corteco, “Temos a constante preocupação em apoiar os mecânicos no dia a dia. Com este vídeo, passamos instruções didáticas para que seja feita a correta substituição do retentor traseiro do virabrequim. Com isso, facilitamos o trabalho dos profissionais e esclarecemos dúvidas para que o reparador possa garantir excelência, qualidade e confiança no serviço”. O passo a passo foi cedido pela Corteco, marca do Grupo Freudenberg, que publicou em seu canal no YouTube o procedimento completo.

Passo a passo

1 – Desligue a bateria, escoe o óleo do câmbio e solte as mangas de eixo. Incline o motor, remova a caixa de câmbio e o volante da embreagem.


2 – Remova os parafusos do retentor. Com parafusos 6 milímetros, rosqueie contra a face do bloco para retirar o retentor.

3 – Retire a cola no flange do cárter que entra em contato com o retentor para não afetar o funcionamento.

4 – Com pano seco e limpo, faça a limpeza da pista do virabrequim e da face do bloco do motor para evitar contaminação e garantir vedação.

5 – Use três parafusos 6 milímetros sem cabeça como guia para alinhamento da montagem do retentor.

6 – Monte o novo retentor a seco, sem pré-lubrificação. O uso de cola não é necessário.

7 – Coloque o retentor nos parafusos guias e empurre com as mãos contra a face do bloco. A roda fônica e a luva plástica protetora irão se soltar. Descarte a luva. Retire os guias, coloque os parafusos sextavados e fixe a flange do retentor.


8 – Para correto posicionamento da roda fônica, coloque a peça na ferramenta Raven 111.050, usando o furo como referência. Aplique fina camada de graxa na superfície da ferramenta. Posicione os pinos e o latão da ferramenta nos furos do virabrequim. Aperte os parafusos alternando meia volta por vez. Solte os parafusos, retire a ferramenta e instale o sensor do motor.

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