Instalar uma embreagem nova com um volante fora da especificação pode diminuir a vida útil do conjunto
Durante a substituição do conjunto de embreagem, o mecânico deve realizar uma avaliação do volante do motor para verificar se é necessário realizar a sua troca. Dessa forma, para ajudar o profissional na hora da manutenção, a revista O Mecânico mostra como identificar os sinais que indicam a necessidade de troca do volante do motor.
Um dos principais critérios para a troca do volante é o estado da superfície de atrito, visto que marcações profundas, trincas, pontos de superaquecimento (normalmente azuladas) e desgaste irregular podem alterar a planicidade e comprometer as propriedades do material.
Outro ponto de atenção é com a espessura mínima do volante. Durante a troca da embreagem, o mecânico deve realizar a medição da espessura do volante, verificando se os valores estão dentro dos limites dimensionais especificados pelo fabricante. Se o valor estiver abaixo do mínimo, o acoplamento com a embreagem pode ficar prejudicado.
Nos veículos equipados com volante bimassa, sinais como ruídos metálicos, folga angular excessiva, batidas ao desligar o motor e vibrações anormais em marcha lenta podem indicar a necessidade de troca do componente, visto que ele possui molas e sistemas internos de amortecimento de vibrações torcionais que se degradam com o uso.
Por fim, não substituir o volante quando necessário pode gerar falhas em outros componentes do câmbio, como o eixo piloto do câmbio, nos rolamentos e até danos nos sincronizadores. Assim, o mecânico deve sempre realizar inspeções visuais e medições do volante quando trocar a embreagem, para determinar a necessidade de sua substituição.
The post Trocar o volante do motor junto com a embreagem? Veja quando substituir o componente appeared first on Revista O Mecânico.
Trocar o volante do motor junto com a embreagem? Veja quando substituir o componente Publicado primeiro em http://omecanico.com.br/feed/

Nenhum comentário:
Postar um comentário