terça-feira, 3 de dezembro de 2019

Como melhorar a UX do seu aplicativo móvel?

Uma boa UX pode ser bastante decisiva para que o aplicativo tenha sucesso. Por isso, saber como ela pode promover isso, tem tudo a ver com ir além da experiência dos usuários.

Ao tornar a experiência do usuário ainda melhor, você, de forma automática, promove a otimização das conversões.

É bastante importante que você tenha em mente a importância de um app com um excelente conteúdo, design e afins para os usuários. Contudo, incentivar essa conexão com pessoas não é uma atividade simples.

De modo diferenciado do que muita gente pensa, ao tornar disponível um app, a empresa não constrói a marca ou gera vendas. Isso ocorre, principalmente, em razão do índice alto de aplicativos esquecidos pelos usuários.

 

Mas por que a UX é tão importante?

User experience, do inglês, pode ser traduzida como “resultado de processo” e isto, por conseguinte, pode ser físico ou digital, em relação à criação de produtos que tenham utilidade e agradabilidade de manuseio.

Em suma, trata-se da busca pela experiência melhor entre as pessoas que interagem com o app ou produto, garantindo que existam valores àquilo que está sendo disponibilizado.

O foco desta experiência do usuário é organizar e construir app que apresentam fluxo de utilização intuitiva. Após isso, um projeto de UX tem início na avaliação e análise de todos os procedimentos empresariais.

Não é possível construir uma interface que interage de forma prática, ao passo que a estrutura dos serviços apresenta confusão ou alguma nítida desorganização.

Melhorando a UX do app móvel

Para isso acontecer, é bastante relevante conhecer as práticas de otimização ao desenvolver aplicativos, conquistando mais usuários e fidelização para a sua empresa.

Otimização do tempo do usuário

Este é ponto fundamental do caráter de usabilidade para quaisquer tipos de app, tanto corporativo quanto outros. Ainda mais quando o tema é “mobile marketing”. Isto porque os clientes dos dispositivos móveis estão à procura de praticidade e de um sistema ágil.

Desenvolvimento de ótima experiência onboarding

Ao ingressar em um novo app, pode ser que usuário estranhe ou não saiba muito bem o que fazer. Por isso, para que ele tenha uma boa recepção e comece a gostar do sistema, o ideal é situá-lo no aplicativo disponível.

Para tanto, é possível fazer a criação de tutorial, logo em acesso inicial, ainda mais quando há funções de maior complexidade.

Desse modo, é possível fazer a realização de tour guiado por meio de interface do app, criando uma demonstração de slides, ou inserindo dicas em relação à primeira navegação deste usuário.

Contudo, é importante não esquecer que todas as práticas devem ser pensadas em prol de que o usuário não pode perder tempo. Desse modo, o ideal é descrever as funcionalidades de modo rápido e curto, juntamente com a alternativa “pular”, para não desencorajar o usuário a proceder uma ação.

Construa um conteúdo com personalização

É muito importante que você faça apostas em um aplicativo personalizado juntamente com uma UX única. O resultado disso é que o usuário não perde tempo e faz a otimização do processo de tomadas de decisões.

Um app de delivery de comidas, só para exemplificar, capaz de apresentar os últimos pedidos realizados pelo usuário pode cumprir essa tarefa tranquilamente, e a consequência é que ele gera um número maior de conversões.

Facilitar o preenchimento de informações

No momento em que há o preenchimento de alguma informação, muitos problemas surgem quanto a utilização de apps.

Ainda que a experiência em relação à digitação em um smartphone, por exemplo, tenha sido aprimorada com o passar do tempo, isso não é tão melhor quanto a escrita a partir de um notebook.

Portanto, requisite somente o necessário para a digitação, de modo a optar-se por memorizar login e senha para acessos futuros.

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