terça-feira, 18 de fevereiro de 2020

Calendário Enem 2020: Veja todas as datas importantes!

Quer ficar por dentro dos momentos mais importantes do Enem em 2020? A gente mostra o calendário para você!

No Enem, só quem se preparar bem vai garantir vaga no ensino superior.

E para estar bem preparado não basta só estudar: é preciso também ficar por dentro de todos prazos e procedimentos que devem ser seguidos à risca.

Você já deve imaginar o quanto a organização do exame é rígida quanto a essas questões, não é?

Então não perca mais tempo: conheça agora mesmo as datas mais importantes do Enem 2020!

As datas mais importantes do Enem 2020

Abaixo, a gente separou as principais datas do Enem 2020, desde a publicação do edital até a liberação do acesso ao resultado!

Confira.

Março de 2020

O Ministério da Educação (MEC) costuma divulgar o edital do Enem 2020 entre a metade e o fim de março. O documento é publicado no Diário Oficial da União e também fica disponível no site oficial do Enem. Esse é o documento mais importante do Enem, pois é por meio dele que a gente conhece, em detalhes, todos os procedimentos que devem ser seguidos antes da realização do exame – desde as principais datas e o que deve ser estudado até o que pode ou não pode levar no dia das provas.

Abril de 2020

Entre o final de março e o início de abril deve acontecer o processo de solicitação de isenção da inscrição, que dispensa determinados candidatos do pagamento da taxa. O período dura cerca de dez dias e está disponível no site oficial do Enem. O beneficio é direcionado a alunos de baixa renda que estudaram (ou estudam) em escolas da rede pública.

Maio de 2020

Finalmente as inscrições! Em 2020 elas devem abrir logo nas primeiras semanas de maio, ficando dez dias no ar. Todo mundo que quer fazer o Enem deve fazer a inscrição no site oficial, inclusive quem conseguiu a isenção em abril.

Em maio também abre o processo para quem quer utilizar nome social no Enem.

Outubro de 2020

Em outubro os candidatos vão poder acessar o cartão de confirmação da inscrição, aquele que revela o local onde cada um irá fazer a prova. O documento fica disponível no próprio site do Enem.

Em outubro também tem uma grande novidade: a aplicação do Enem digital!

Como é a primeira vez que acontece, será feito para um pequeno grupo de candidatos – apenas 50 mil – espalhados por 14 capitais brasileiras, em todas as regiões.

A aplicação do Enem digital será assim:

11 de outubro – Prova digital de Linguagens e Códigos, Redação e Ciências Humanas.

18 de outubro – Prova digital de Ciências da Natureza e Matemática.

As provas digitais serão feitas nos computadores dos laboratórios de informática das escolas escolhidas.

Novembro de 2020

Novembro é o mês em que acontecem as provas tradicionais do Enem.

Esse ano, serão nas seguintes datas:

1º de novembro – Linguagens e Códigos, Redação e Ciências Humanas.

8 de novembro – Ciências da Natureza e Matemática.

Os gabaritos oficiais saem até o dia 11 de novembro.

Janeiro de 2021

Dois meses depois da realização das provas (ou três meses, para quem fez a digital) saem finalmente os resultados do Enem 2020. Normalmente a partir da segunda quinzena de janeiro os candidatos já podem acessar o site oficial e conferir o desempenho individual em cada uma das quatro provas objetivas e na redação.

Depois é se preparar para os grandes programas de disputa de vagas no ensino superior (veja no próximo tópico)!

Março de 2021

Divulgação dos resultados das provas feitas por candidatos “treineiros”.

No mesmo mês devem ser divulgadas também as correções detalhadas das redações do Enem 2020.

Data dos principais processos seletivos que vão usar a nota do Enem 2020

Janeiro de 2021

Pouco depois da divulgação dos resultados do Enem 2020 os candidatos vão encarar um dos processos seletivos mais concorridos do Brasil: o Sisu! Quem teve nota acima de zero na redação já pode concorrer a uma vaga em cursos de todas as áreas em universidades públicas e institutos federais de educação por todo o país.

Janeiro/fevereiro de 2021

Logo depois que encerra o Sisu, começa o ProUni 2021, o programa que irá distribuir milhares de bolsas de estudos em faculdades privadas. Para tentar uma delas é necessário ter obtido uma boa nota nas provas do Enem 2020 e ainda se encaixar em determinados requisitos socioeconômicos.

Janeiro a março de 2021

Centenas e centenas de faculdades pelo país vão abrir o sistema de ingresso automático com a nota do Enem. Com ele, quem fez as provas pode conseguir vaga direto, sem precisar fazer vestibular, em cursos presenciais e a distância por todo o país.

Fevereiro de 2021

Finalizado o ProUni, é hora do FIES. O programa oferece crédito estudantil a juros baixos e um prazo bem interessante para pagamento da dívida. Candidatos que fizeram qualquer edição do Enem a partir de 2010 podem tentar o benefício, desde que se encaixem nos requisitos de renda familiar e desempenho no exame.

Faculdades onde estudar com o Enem 2020

Com o Enem 2020, cada candidato tem um universo enorme de faculdades à escolha.

Para fazer a opção mais acertada, basta ver se a instituição é bem avaliada pelo MEC (com nota de 3 para cima nos quesitos de avaliação) e tem um bom conceito junto ao mercado de trabalho.

A gente trouxe algumas sugestões de locais onde você entrar por meio do ProUni, do FIES e do ingresso direto. Todas elas também contam com programas de bolsas e financiamento sem burocracia.

Dê uma olhada:

Veja também:

Descubra como solicitar a isenção do Enem 2020

Anotou todas as datas importantes do Enem 2020? Conte para a gente em qual processo seletivo você gostaria de passar!

Compartilhar

Calendário Enem 2020: Veja todas as datas importantes! Publicado primeiro em https://www.guiadacarreira.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário