quinta-feira, 20 de fevereiro de 2020

Entenda como fazer a inscrição do Encceja 2020

Faça a inscrição do Encceja 2020 corretamente e fique atento aos prazos!

Se você perdeu a chance de completar seus estudos na idade adequada, de acordo com o que as escolas brasileiras oferecem para a formação básica e o ensino médio, não se preocupe.

O governo federal, por meio da prova do Encceja, oferece uma oportunidade para que muitos cidadãos possam tirar os seus diplomas e, além de elevarem os seus níveis de escolaridade, consigam concorrer a melhores vagas no mercado de trabalho.

Seu sonho é fazer uma faculdade? Então termine o seu ensino médio, faça a prova e prossiga no caminho de um futuro melhor.

Antes de mais nada, estude e não perca as datas de inscrição do Encceja 2020. Fique atento a todas as dicas que traremos nesse artigo!

Qual a finalidade do Encceja 2020?

Em primeiro lugar, o Encceja é um modo de avaliação de competências e habilidades escolares para jovens e adultos que não concluíram os seus estudos no tempo padrão, estabelecido pelas instituições de ensino brasileiras. Dessa maneira, seu objetivo principal é corrigir o fluxo escolar.

Ele serve como uma autoavaliação, porém, mais do que isso, é uma porta para os demais graus de instrução disponíveis em nosso país, já que fornece certificados de conclusão de nível fundamental e de nível médio.

Cabe às secretarias de educação municipais entregarem os certificados, mediante os resultados obtidos pelos candidatos.

Os resultados gerais servem de parâmetro para medir o nível dos candidatos e apontar melhorias na oferta da educação de jovens e adultos, que ocorrem em diversas escolas públicas de forma gratuita.

Como fazer a inscrição do Encceja 2020?

O exame é realizado pelo Inep, o mesmo órgão que prepara a prova do Enem. As inscrições são feitas na página do Encceja, que fica dentro do portal do Ministério da Educação.

Todos os passos, desde o cadastramento de dados até a efetivação da inscrição, são feitos on-line e ficam disponíveis durante um período, que é divulgado por edital.

A prova é anual, porém são 4 editais divulgados, em datas próximas, já que cada um deles tem o objetivo de dar oportunidade a uma parcela diferente da população, assim, você pode encontrar diversos artigos falando sobre o Encceja de maneiras diferentes, já que eles podem ser referir aos seguintes exames:

  • Encceja Nacional: Para todos os cidadãos brasileiros que não terminaram os estudos no tempo padrão, sendo a modalidade com o maior número de inscrições.
  • Encceja Nacional PPL: Para os cidadãos que também não terminaram os estudos no tempo padrão e que estão em condições de privação de liberdade ou cumprimento de medidas socioeducativas.
  • Encceja Exterior: Para os brasileiros residentes no exterior, nas mesmas condições acima.
  • Encceja Exterior PPL: Para brasileiros em em condições de privação de liberdade ou cumprimento de medidas socioeducativas no exterior.

Para as inscrições são necessários apenas documentos particulares como CPF e RG. No caso de candidatos menores de idade e de candidatos privados de liberdade, as inscrições devem ser feitas por um responsável ou representante legal.

Nas áreas rurais, onde não há acesso à internet, funcionários do governo fazem as inscrições para essas pessoas. 

Quem pode se inscrever para o Encceja 2020?

O currículo escolar abrange matérias comuns, que devem ser aprendidas pelos alunos em todas as escolas do país, respeitando-se uma faixa etária em cada classe.

Por diversos motivos, muitos brasileiros abandonam os estudos e não cumprem todo o conteúdo escolar a tempo, ficando sem uma certificação.

Para se candidatar à prova do Encceja, o candidato precisa:

  • Ter a idade mínima de 15 anos, para receber o certificado do ensino fundamental.
  • Ter a idade mínima de 18 anos, para receber o certificado do ensino médio.

Os conteúdos podem ser estudados em casa ou em cursos supletivos, oferecidos por escolas públicas.

Recebo alguma confirmação de inscrição do Encceja 2020?

Sim. Ao terminar o preenchimento do formulário com os seus dados e o questionário socioeconômico, a inscrição é concluída, e o sistema exibe os dados preenchidos e seu número de inscrição.

Até o final do prazo, os dados podem ser alterados no sistema pela página do candidato, e o acesso é feito pelo número do CPF e senha criada ao terminar todo o processo.

Guarde essa senha, pois ela será importante para acompanhar as datas, locais, horários das provas e a divulgação dos resultados. 

Como o sistema não envia o comprovante por e-mail nem mensagem de texto, você deve imprimi-lo e apresentá-lo no dia da prova.

Os locais de prova são divulgados perto da data de sua aplicação, portanto, entre sempre que possível no sistema para conferir, já que eles não estarão na folha com a confirmação que foi impressa.

Quanto custa para fazer a prova do Encceja 2020?

O exame é totalmente gratuito. Diferente do Enem, que abrange uma parcela grande de estudantes, de todas as classes sociais, o Encceja visa remediar um déficit de uma parcela menor, que em sua maioria tem baixa renda e vive em condições de vulnerabilidade social.

Não seria justo cobrar de quem já não teve outras oportunidades durante a vida, não é mesmo?

Quando acontecem as inscrições do Encceja 2020?

Como já dissemos, são quatro editais e, apesar de terem datas aproximadas, cada um deles se destina a um tipo de candidato. Veja em qual categoria você se encaixa e fique de olho no site do Encceja nessas datas aproximadas, já que o calendário de 2020 ainda não saiu:

  • Encceja Nacional: inscrições em maio (provas em agosto)
  • Encceja Nacional PPL: inscrições em julho (provas em outubro)
  • Encceja Exterior: inscrições em julho (provas em setembro)
  • Encceja Exterior PPL: inscrições em julho (provas em setembro)

O que fazer com a nota do Encceja 2020?

Após ter obtido o resultado do Encceja, é hora de dar o próximo passo: escolher uma carreira e começar o ensino superior!

Para quem já venceu um obstáculo e recebeu o certificado do ensino médio, falta pouco para entrar em uma faculdade. 

Veja algumas sugestões de faculdades que oferecem excelentes cursos, reconhecidos pelo MEC, presenciais e a distância:

As condições de pagamento são super facilitadas e em todas elas você pode conseguir bolsas de estudo que chegam até 100%. Quanto mais você se destacar nos estudos, mais vantagens terá!

Veja também:

Saiba onde usar o resultado do Encceja 2019 para cursos EAD

Conheça o passo a passo de como pedir a isenção do Enem 2020

Comente aqui qual a sua estratégia para não perder a data de inscrição do Encceja 2020! Onde foi que você anotou? Programou seu celular para avisar? Compartilhe!

Compartilhar

Entenda como fazer a inscrição do Encceja 2020 Publicado primeiro em https://www.guiadacarreira.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário