quinta-feira, 20 de fevereiro de 2020

Descubra como fazer inscrição para o Encceja 2020

Veja onde, quando, quanto custa e como se inscrever no Encceja 2020 do ensino fundamental ou do ensino médio!

Você sabia que o número de inscritos no Encceja aumenta todo ano? Em 2019, mais de 1,1 milhão de brasileiros fizeram o exame. 

Isso é uma ótima notícia! Esse aumento significa que mais pessoas estão voltando aos estudos.

Segundo o Ministério da Educação (MEC), o principal objetivo desses participantes é concluir o ensino básico para conseguir melhores oportunidades de trabalho. 

Você faz parte desse grupo e pensa em realizar o exame? Veja como fazer a inscrição no Encceja 2020 e como aproveitar a nota para entrar na faculdade! 

Onde, quando e como fazer inscrição no Encceja 2020

A inscrição do Encceja 2020 é gratuita, acontece no mês de maio e deve ser realizada online no site oficial do exame (enccejanacional.inep.gov.br/encceja). 

A primeira etapa para se inscrever é verificar se você pode fazer as provas. 

O Encceja 2020 é indicado para brasileiros que não terminaram o ensino básico (ensino fundamental e/ou médio) na idade adequada.

Por isso, há uma idade mínima para fazer esse exame:

  • Encceja 2020 do ensino fundamental: ter no mínimo 15 (quinze) anos completos no dia da prova.
  • Encceja 2020 do ensino médio: ter no mínimo 18 (dezoito) anos completos no dia da prova.

Você se encaixa em um desses perfis? Então, vamos ao passo a passo da inscrição:

  1. Acesse o site enccejanacional.inep.gov.br/encceja.
  2. Clique em “Página do Participante”.
  3. Na tela que abrir, digite o número do seu CPF, informe a sua data de nascimento, resolva o desafio da imagem e clique no botão “enviar”.
  4. Na próxima tela, informe seus dados pessoais e o seu endereço residencial. Após fazer isso, clique no botão “próximo”. 
  5. Informe se precisará de atendimento especializado para fazer o Encceja —  um apoio oferecido aos participantes com cegueira, baixa visão, visão monocular, deficiência intelectual, deficiência auditiva, surdocegueira, déficit de atenção, dislexia, autismo e/ou discalculia.
  6. Caso precise desse atendimento, informe os dados solicitados pelo sistema.
  7. Verifique se os dados cadastrados até o momento estão corretos. Após a revisão, clique no botão “próximo”.
  8. Na tela seguinte, marque o tipo de prova que deseja fazer: ensino fundamental ou ensino médio.
  9. Informe o estado e o município (cidade) onde pretende realizar a prova.
  10.  Escolha o estado e a instituição certificadora onde você solicitará o seu certificado após a aprovação no Encceja 2020.
  11.  Revise com atenção os dados informados nessa fase. Estando corretos, marque a caixinha “declaro que todas as informações estão corretas e que tenho conhecimento de todas as orientações repassadas pelo Inep para a realização dessa inscrição e depois clique no botão “próximo”.
  12.  Na tela seguinte, responda o questionário socioeconômico honestamente e clique no botão “próximo”.
  13.  Informe seus dados de contato (telefone fixo, celular e e-mail).
  14.  Cadastre uma senha para acessar o sistema do Encceja e clique no botão “salvar” (anote a senha para não esquecê-la e guarde-a em um local seguro). 
  15.  Na tela que abrir, revise os dados pela última vez. No início dessa página, você lerá “situação da inscrição”. Verifique se está confirmada.
  16.  Após a revisão, clique no botão “imprimir”.
  17.  Se possível, imprima uma cópia da sua inscrição.

Pronto! Você acabou de fazer a inscrição no Encceja 2020. Agora, é só esperar o Inep (instituto responsável pelo Encceja) divulgar o local de prova —  isso acontece em agosto. 

Algumas semanas antes da prova, acesse o sistema para descobrir em qual bairro e cidade fará o exame e compareça ao local no dia e horário marcados.

O que fazer após ser aprovado no Encceja 2020

Vai fazer o Encceja 2020 para obter o diploma do ensino fundamental? Após ser aprovado, não pare os estudos! Continue sua jornada para fazer as avaliações do Encceja do ensino médio. 

Vai se inscrever no Encceja 2020 para obter o diploma do ensino médio? Após ser aprovado, continue os estudos: comece uma graduação em uma faculdade pública ou privada. Veja os caminhos possíveis:

Opção A: você pode fazer o Enem para tentar uma vaga em faculdade pública via Sisu. A nota do Enem também pode ser usada para conseguir uma bolsa de até 100% para estudar de graça em uma faculdade privada.

Nas instituições abaixo, é possível usar a nota do Enem para ingressar direto em uma graduação, recebendo bolsa de estudo:

Opção B:  aproveite sua nota do Encceja 2020 para começar um bacharelado, uma licenciatura ou um curso tecnológico com bolsa de estudo.

Algumas faculdades privadas disponibilizam bolsas especiais para aprovados no Encceja. O desconto na mensalidade chega até 63%, válido durante o curso todo. Esse é o caso das faculdades abaixo: 

Veja também:

Descubra aonde achar o material de estudos para o Encceja

Como estudar: ensine seu cérebro a se concentrar

Tudo certo! Agora você sabe como fazer a inscrição para o Encceja 2020. Compartilhe sua escolha conosco: o que está acontecendo na sua vida que fez você decidir participar do Encceja? Deixe seu comentário!

Compartilhar

Descubra como fazer inscrição para o Encceja 2020 Publicado primeiro em https://www.guiadacarreira.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário