terça-feira, 27 de abril de 2021

ZF Aftermarket adota tecnologia de rastreamento de peças

Centro de distribuição ZF

Sistema permite identificação e rastreamento dos produtos da ZF Aftermarket ao longo de toda a cadeia de reposição de peças

 

A ZF Aftermarket adota uma nova tecnologia de rastreamento e controle de cargas em seu centro de distribuição em Itu/SP, chamada de Sistema RFID (Radio Frequency Identification), ou sistema de identificação por radiofrequência. De acordo com a empresa, esse sistema permite identificar e rastrear os produtos ao longo de toda a cadeia de reposição de peças, melhorando em 18% a produtividade nas operações do centro de distribuição.

Vale lembrar que o Centro de Distribuição e Logística de Itu centraliza as operações de reposição das marcas Lemförder, SACHS, TRW e ZF, somando 40 linhas de produtos, desde enormes reversores marítimos até peças muito pequenas e simples, como frascos de fluidos para freio.

“Para suportar essa operação e tornar o Centro de Distribuição da ZF Aftermarket o estado da arte em logística, temos um planejamento de digitalização de longo prazo em andamento, que requer estudos, testes e investimentos”, diz Everton Silva, gerente sênior de operações da ZF Aftermarket América do Sul. Os investimentos são da ordem de R$ 15 milhões, sendo 1/3 do valor em 2019 e 2021 e o restante com previsão de aplicação nos próximos quatro anos.

O sistema RFID – Radio Frequency Identification atua em conjunto com outras tecnologias e automações, como o RPA (Robotic Process Automation), as telas sensíveis ao toque no interior de todo o centro de distribuição, os aparelhos de laser points e os elevadores automáticos integrados, que quadruplicam a velocidade de atendimento dos pedidos.

A operação com o RFID foi iniciada na ZF Aftermarket no final de 2020 e hoje já está registrando o recebimento de toda linha de embreagens que ocorre no centro logístico de Itu. No segundo semestre deste ano, deve ser expandido para outras linhas de produtos e, até o final de 2022, a previsão é que passe a ser implementado também na rede de distribuidores da empresa.

“O nosso sistema conta com uma solução de comunicação e identificação de curto alcance que se baseia na fixação de etiquetas em produtos e embalagens. Essas etiquetas reagem a ondas emitidas por antenas e a partir daí é possível repassar todas as informações e dados sobre a mercadoria a uma unidade de controle. O leitor converte o sinal de ondas de rádio do RFID para informações digitais, tornando a identificação e o rastreio totalmente automáticos. O sistema difere do código de barras comum, pois não é preciso desmontar a carga e aproximar a etiqueta ao leitor, uma vez que ela emite ondas que são captadas por antenas e receptores. Basta que o caminhão carregado passe abaixo de um portal equipado com os leitores digitais”, explica Silva.

Ele revela que cada etiqueta tem um código único que pode ser rastreado por toda a cadeia, sendo possível entender todo o caminho que cada produto percorre até o final da operação, ao entregá-lo para o distribuidor, varejista, aplicador ou consumidor final.

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