segunda-feira, 26 de abril de 2021

Projeto pretende criar tecnologia nacional para veículos elétricos

carro elétrico

Senai, UTFPR, Renault e Clarios buscam desenvolver um sistema de controle de baterias para mobilidade elétrica em veículos de pequeno porte

 

O Senai, UTFPR, Renault e a Clarios se unem para a criação de um projeto que irá desenvolver um sistema de controle de baterias em veículos elétricos urbanos de pequeno porte. Segundo os envolvidos, a pesquisa chamada de “Pack de Baterias de Íons-lítio com BMS” terá duração de 24 meses e será desenvolvida no Programa Rota 2030.

Serão estudadas diversas configurações buscando a melhor solução sob o ponto de vista da eficiência energética, da segurança que a aplicação veicular requer e do gerenciamento da energia elétrica armazenada com a demanda de veículos compactos que carregam esse tipo de propulsão. “Buscamos desenvolver uma solução tecnológica para o mercado nacional que seja viável economicamente. É importante ressaltar que atualmente o pack de baterias corresponde de 30% a 40% do valor de um carro elétrico e a melhora da relação custo/benefício implicará de maneira direta e considerável no preço final do veículo”, explica Marcos Berton, pesquisador chefe do Instituto Senai de Inovação em Eletroquímica.

“Além disso, a tecnologia de integração de pack de baterias poderá ampliar a cadeia produtiva de componentes para a integração, tais como o BMS, cabos e conexões, apenas para citar alguns componentes. Ter componentes nacionais ajuda a reduzir não apenas a dependência internacional, mas também as variações cambiais, além de outros fatores que podem afetar o preço final dos componentes. Neste sentido, o consumidor se beneficiará não somente de uma tecnologia nacional mas com preços mais competitivos”, finaliza.

 

The post Projeto pretende criar tecnologia nacional para veículos elétricos appeared first on Revista O Mecânico.


Projeto pretende criar tecnologia nacional para veículos elétricos Publicado primeiro em http://omecanico.com.br/feed/

Nenhum comentário:

Postar um comentário