terça-feira, 15 de fevereiro de 2022

A importância do controle de poluentes em motores diesel

bico injetor do sistema dosador de Arla Magneti Marelli

Os caminhões com motores diesel devem fazer uso do Arla 32, por isso, a Marelli Cofap destaca os principais cuidados com o bico injetor do sistema

 

A Marelli Cofap Aftermarket reforça a importância do sistema SCR (Redução Catalítica Seletiva) para o controle de emissão de poluentes em veículos movidos a diesel. O sistema é obrigatório em todos os caminhões no Brasil desde 2012 e inclui o uso do Arla 32 (Agente Redutor de Líquido Automotivo), que atua na redução das emissões de NOx (óxido de nitrogênio).

A empresa explica que o Arla 32 é um reagente de ureia automotiva, sendo injetada no sistema de escapamento dos caminhões para transformar gases tóxicos resultantes da queima do diesel em nitrogênio e água. Caso esse composto químico não seja usado, é considerada infração de trânsito grave, prevista no Código Brasileiro de Trânsito, além de crime ambiental.

E para que todo o sistema funcione adequadamente, é importante realizar as manutenções periódicas do bico injetor do sistema dosador Arla. O componente é ofertado com a marca Magneti Marelli, sendo responsável pela injeção do agente no interior do catalisador, onde a reação química acontece. Está disponível no mercado o código 501030ARLA, com aplicações nos caminhões Scania (séries P, G, R e T 2012), MAN (TGX 2012) e DAF (CF85 e XF105 2012).

A empresa esclarece ainda que, em caso de manutenção do sistema, não há necessidade de substituir toda a unidade dosadora. É possível trocar apenas o bico injetor, que deve ser revisado sempre que o veículo apresentar falha de funcionamento – o motorista deve ficar atento à luz espia correspondente no painel de instrumentos. Outro indício é perda de potência.

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