É viável mudar o fluido de freio de um veículo de DOT3 para DOT5?
JN NE
Via YouTube O Mecâniconline
Para o DOT 5.1, sim, mas para o DOT 5.0, não. Os DOT 3, 4 e 5.1 possuem base de poliglicol e seguem o mesmo princípio de funcionamento. Já o DOT 5.0 (ou apenas DOT 5) tem base de silicone e é chamado pelo mercado de “hidrorrepelente” porque demora mais tempo para absorver umidade do ar e, assim, mantém seu ponto de ebulição mais elevado (acima de 260°C) por mais tempo.
Segundo especialistas, fluidos de bases diferentes não são intercambiáveis. Ou seja, sistemas que anteriormente receberam fluido de base poliglicol (3, 4 e 5.1) não podem ser abastecidos com DOT 5.0. Em veículos com base de poliglicol, mesmo que se faça uma lavagem no sistema de freio desse carro para colocar o DOT 5.0, ainda pode haver resquícios do DOT 3 ou 4 em algum ponto do circuito.
Se o fluido 5.0 entrar em contato com o DOT à base de poliglicol, ele pode liquefazer completamente ou, até mesmo, ter a reação contrária: formar uma massa, como se fosse um gel, que pode travar as válvulas do freio do veículo.
A cada edição da Revista O Mecânico, respondemos dúvidas dos leitores sobre manutenção automotiva e cuidados com o veículo na seção Abílio Responde. Mande sua mensagem para: redacao@omecanico.com.br
The post Abílio Responde: Pode trocar o tipo de do fluido de freio? appeared first on Revista O Mecânico.
Abílio Responde: Pode trocar o tipo de do fluido de freio? Publicado primeiro em http://omecanico.com.br/feed/
Nenhum comentário:
Postar um comentário