Caso ocorra a ebulição do líquido de arrefecimento, o que o mecânico deve analisar para identificar possíveis causas?
O arrefecimento tem a função de manter em equilíbrio a temperatura de funcionamento do motor através da troca de calor com o ambiente externo ao veículo. O arrefecimento líquido está presente em quase todos os modelos de veículos leves e é composto por radiador, ventilador, tampa do radiador, válvula termostática, sensor de temperatura d’agua, bomba d’agua e galerias d’água, que trabalham em sintonia para manter o equilíbrio do sistema.
O líquido utilizado neste sistema deve ser uma mistura de água desmineralizada com aditivo, em quantidades de acordo com o manual de cada veículo fornecido pelo fabricante. Ao realizar a troca do fluído, o mecânico não deve colocar quantidades maiores que a indicada, pois dessa forma, há transbordo do líquido por alguma parte do sistema. Quando o inverso ocorre, ou seja, há aplicação de quantidades menores do que foi recomendado, o sistema pode permitir um aumento excessivo de temperatura do motor.
O uso de água de torneira acarreta danos ao sistema. Mesmo que seja potável, há existência de sais minerais, mesmo que em pouquíssima quantidade, que ajudam a causar oxidação (ferrugem) de componentes metálicos que compõem o sistema com o tempo. Por isso, sempre siga as recomendações feitas pela fabricante do veículo.
Outro fator que demanda atenção do mecânico ao analisar o arrefecimento é a pressão do sistema. Quais seriam as possíveis causas para a geração de pressão no sistema de arrefecimento de um veículo?
Os sistemas de arrefecimento devem operar com pressão positiva para evitar a ebulição da água próxima aos 100ºC. A válvula instalada na tampa do radiador ou na tampa do reservatório de expansão (dependendo do caso) tem a função de regular a pressão do sistema. Se por acaso está havendo ebulição do líquido, verifique:
– Se o sistema de ventilação do radiador está operando dentro da faixa de temperatura especificada,
– Se a hélice do ventilador gira apropriadamente;
– Se o rotor da bomba d’água não está girando em falso;
– Se a válvula da tampa está abrindo na pressão especificada (e não antes);
– Se o fluido de arrefecimento está devidamente aditivado;
– Se o radiador não está com as aletas entupidas (sujo externamente);
– Se o motor não está com as “válvulas presas” (folga abaixo da recomendada);
– Se o sistema de injeção não está com excesso ou gotejando nos injetores;
– Se a válvula termostática está operando normalmente.
Por Vitor Lima
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