terça-feira, 1 de fevereiro de 2022

Instalação dos amortecedores exige atenção com os coxins

Nakata suspensão

Mecânico deve ficar atento a diferenças nos coxins, como setas, ressaltos, furos e chanfros, para não erra na instalação

 

A Nakata alerta para os diferentes posicionamentos dos coxins na hora da instalação dos amortecedores, o que exige atenção especial por parte dos mecânicos.

“É preciso ter muita atenção na hora de montar os coxins. Não adianta improvisar e tirar fotos antes da desmontagem já que os coxins podem estar com a montagem errada”, afirma Eduardo Guimarães, técnico da Nakata. Se houver erro, os problemas podem incluir folgas, ruídos e até comprometer o alinhamento do veículo.

O especialista lembra que é grande o volume de posicionamentos especiais. No Vectra, por exemplo, no localizador da mola helicoidal, há dois dentes que precisam ficar alinhados com o início da mola, na base inferior da amortecedor. Ainda na linha GM, esse sistema também é usado na suspensão dianteira de modelos como Agile, novo Corsa, Astra e Kadett, entre outros.

Por outro lado, na linha Fiat, a primeira geração de Palio, Siena, Strada e Palio Weekend têm um ressalto. Guimarães afirma que, nos veículos com direção hidráulica, o indicador deve ser colocado virado para frente do carro. “Se a direção for mecânica, a montagem será feita ao contrária”, completa.

Outro exemplo é o Civic 2006 a 2016, em que há uma seta, que deve ficar para parte dianteira do automóvel. Por isso, recomendação da Nakata é que o mecânico fique atento aos posicionamentos dos coxins e anote diferenças nas peças, como setas, ressaltos, furos e chanfros. Na dúvida, consulte o fabricante: a Nakata disponibiliza a Central de Atendimento pelo telefone 0800-707-8022.

The post Instalação dos amortecedores exige atenção com os coxins appeared first on Revista O Mecânico.


Instalação dos amortecedores exige atenção com os coxins Publicado primeiro em http://omecanico.com.br/feed/

Nenhum comentário:

Postar um comentário