A NGK lista os pontos de atenção e o que não pode ser esquecido na revisão de motocicletas, das velas aos pneus
O segmento de motocicletas segue crescendo no Brasil, oferecendo uma solução ágil de deslocamento tanto em pequenas cidades quando nos grandes centros urbanos. Mas esses veículos também devem passar por revisões periódicas, seguindo as recomendações no manual do proprietário. Para auxiliar os condutores, a NGK criou uma lista de recomendações importantes.
1 – Procure um mecânico qualificado
“Muitos optam por fazer a manutenção por conta própria, porém a motocicleta, como todo equipamento mecânico, requer conhecimento e técnica. A aplicação de torques inadequados em alguns componentes pode causar quebras e situações de risco. O descarte incorreto de fluidos ou materiais contaminados causa impactos negativos ao meio ambiente”, afirma Hiromori Mori, consultor de Assistência Técnica da NGK.
2 – Prazo para verificar as velas
A indicação da NGK é verificar as velas de ignição a cada 3 mil km ou seis meses, o que ocorrer primeiro. “Se apresentar falha de ignição, o motor poderá não funcionar, colocando o motociclista em situação de risco”, explica o especialista. Além das velas, é preciso checar também os terminais supressivos quanto a oxidações, trincas e condições das borrachas seladoras.
3 – Checagem do motor
A empresa alerta para sempre observar se há vazamentos no motor e fazer a troca do óleo e dos filtros seguindo a recomendação da montadora. E, claro, sempre utilizando a especificação correta do lubrificante para o modelo da motocicleta.
4 – Sistema elétrico
É importante não se esquecer de conferir o sistema elétrico da moto e ver se tudo está funcionando corretamente, principalmente as lâmpadas e as luzes de sinalização. A dica é fazer essa verificação semanalmente.
5 – Não se esqueça dos pneus
Também é essencial conferir os pneus quanto a desgaste, calibração, danos e validade. A dica é também fazer essa verificação semanalmente.
6 – Cuidados com a transmissão
A NGK orienta a fazer a lubrificação periodicamente da corrente da transmissão, assim como verificar a folga e o desgaste do componente. A empresa alerta que folga ou desgaste excessivos, além de ruído, podem gerar acidentes.
7 – Atenção com os freios
É claro que os freios não devem ser esquecidos na revisão da moto, observando suas condições quanto a eficiência, desgaste e regulagem. Essa verificação deve ser feita, exclusivamente, por um profissional. Além disso, o fluido de freio tem período determinado para a troca, que deve ser seguido conforme a orientação da montadora.
8 – Verifique suspensão e amortecedores
Por fim, observe a suspensão traseira e veja se há folga nas buchas ou vazamento no amortecedor. Já na dianteira, além de checar se existe folga na caixa (coluna de direção) ou vazamento, confira o período para a troca de óleo da suspensão dianteira, conforme a recomendação da montadora. A falta de ação e afundamento forte da frente da motocicleta em frenagens são indicativos de que algo pode estar errado.
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