segunda-feira, 21 de fevereiro de 2022

Motores 3-cilindros: por que vibram mais?

vibração motores 3 cilindros

Comportamento é natural, mas pode incomodar quem não está acostumado. Aumentar a faixa de rotação da marcha lenta resolve o problema?

 

Os motores 3-cilindros são projetados com o objetivo de consumir menos combustível e reduzir o tamanho do motor, diminuindo a geração de calor e atrito pelo conjunto se comparado a motores com 4 cilindros. Outra diferença apresentada nos motores de cilindros ímpares é a vibração, que se torna maior devido à distribuição assimétrica de peso e força.

O mecânico deve ficar atento a esses novos motores 3-cilindros, que cada vez mais ganham as ruas. Proprietários podem relatar suspeita de problema com o fato de o carro exercer vibrações que não acha normal quando está em marcha lenta, que é quando essa característica fica mais aparente no uso normal.

Motores 3 cilindros e a marcha lenta

Em marcha lenta, essas vibrações naturais que o motor possui são percebidas mais facilmente. Nesta faixa mínima de rotação que o motor necessita para operar, fica mais evidente esse desequilíbrio de forças pela à falta de inércia sem o acionamento do acelerador, necessário para atenuar a oscilação entre os ciclos. São utilizados alguns compensadores de peso com o intuito de equilibrar essa diferença, porém, não alteram totalmente essa característica.

A marcha lenta é definida pelo projetista a fim de proporcionar regularidade de funcionamento (poucas vibrações), fluxo adequado de líquido de arrefecimento pelas galerias (rotação da bomba d’água), pressão de lubrificação adequada para os mancais (rotação da bomba de óleo) e geração de energia para a bateria (rotação do alternador). Tudo isso com o máximo de economia de combustível e menores emissões de poluentes possível.

Aumentar a marcha lenta diminuiria a vibração, mas essa vibração pode ser oriunda de outros fatores, como um desequilíbrio entre os cilindros. Além disso, ao se elevar a marcha lenta além do projetado pela fabricante, vai haver aumento de consumo de combustível, afinal, não é possível alterar a marcha lenta do motor sem alterar o mapeamento do sistema de injeção.

Por isso, o mecânico deve prestar o diagnóstico no veículo em busca de comportamentos fora do padrão que o carro pode ter. Caso não encontre nenhuma irregularidade com todos os sistemas do veículo que possam gerar algum tipo de vibração “a mais”, oriente o cliente sobre a existência das vibrações naturais que o motor possui e que se trata de um fator de projeto desta configuração.

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