Pessoal técnico da Honda disse que eu poderia usar sem problema o óleo 0W20 no meu Civic 2005 1.7, sendo que sempre se usou 10W-30. Disseram que não há risco nenhum. O que o sr. tem a dizer sobre a recomendação da própria Honda? E se por acaso eu levar o carro na concessionária, eles colocarem este óleo menos viscoso, e ocorrer algum problema no motor, o que pode acontecer? A Honda seria responsável por qualquer dano? Mesmo sendo um motor com 165 mil km rodados?
DJ PEPPER
Via YouTube O Mecâniconline
Reduzir a viscosidade do óleo por conta própria, sem seguir uma orientação específica para tal, pode trazer consequências ao motor. Óleo menos viscoso do que o projetado pode provocar o descarregamento dos tuchos, mau funcionamento do variador de fase e problemas de lubrificação nos mancais. A viscosidade do óleo é especificada para atender todas essas exigências.
Mas se a recomendação da redução de viscosidade vem da própria Honda, não deveria haver qualquer risco de dano ao motor, afinal, uma série de testes de engenharia precedem essa orientação. Siga sempre as preconizações que a fabricante do modelo estabelece e, no caso do óleo de motor, observe sempre a classificação/norma da montadora.
A cada edição da Revista O Mecânico, respondemos dúvidas dos leitores sobre manutenção automotiva e cuidados com o veículo na seção Abílio Responde. Mande sua mensagem para: redacao@omecanico.com.br
The post Abílio Responde: Os riscos de usar óleo menos viscoso appeared first on Revista O Mecânico.
Abílio Responde: Os riscos de usar óleo menos viscoso Publicado primeiro em http://omecanico.com.br/feed/
Nenhum comentário:
Postar um comentário