quinta-feira, 2 de junho de 2022

Magneti Marelli aponta cuidados com a partida a frio

Magneti Marelli partida a frio

Com a chegada do outono e do inverno, é importante ter atenção aos componentes que auxiliam no sistema de partida a frio

 

É comum ocorrer falhas ao dar a partida em dias mais frios devido às baixas temperaturas. Contudo, a Magneti Marelli alerta que muitas vezes isso é causado por problemas não diagnosticados, ressaltando a importância da manutenção preventiva nos veículos. A dificuldade na partida pode ocorrer até mesmo por conta do desgaste em componentes importantes do sistema de alimentação de combustível e de ignição.

Um desses componentes são as velas aquecedoras, utilizadas em veículos movidos a diesel. Elas atuam no pré e no pós-aquecimento da câmara de combustão, garantindo que o ar admitido seja aquecido a uma temperatura de até 900°C. Assim, oferece as condições ideais para que se inicie a combustão e, consequentemente, a partida do motor seja mais rápida. Atualmente, o catálogo da Magneti Marelli conta com 58 códigos de velas aquecedoras.

Também é importante checar a bomba de partida a frio, presente nos modelos flex que possuem tanque adicional de gasolina ou naqueles movidos a etanol. Nos modelos mais novos, esse sistema promove o aquecimento da galeria de combustível, que o distribui para os bicos injetores. Para os demais modelos, utiliza-se um reservatório adicional de gasolina.

A empresa explica que a bomba de partida a frio é posicionada nesse reservatório, sendo responsável pelo bombeamento da gasolina para o sistema de alimentação. O portfólio da marca soma 10 códigos de bombas elétricas de partida a frio com aplicações em mais de 150 modelos de veículos.

Outros itens importante nos sistemas que utilizam reservatório adicional de gasolina são as mangueiras e o solenoide. A Magneti Marelli lembra que, na maioria dos veículos, o sistema de partida a frio é acionado por meio de um relé quando a temperatura do fluido do sistema de arrefecimento está abaixo de 16°C. A eletrobomba se encarrega de manter o sistema pressurizado e a válvula solenoide se encarrega de controlar o fluxo de combustível que será injetado. Hoje a marca oferece 16 códigos de solenoides no mercado de reposição.

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