Visando burlar as fiscalizações de trânsito, alguns proprietários de veículos acabam recorrendo por alguns recursos.
Hoje em dia até mesmo online, na internet é possível encontrar diversas lojas vendendo adesivos que buscam burlar radares, ofuscando as letras e números.
São vendidos adesivos com diversos números e letras para placas de moto e de carro. Esse recurso foi inventado para tornar o veículo invisível para os radares, evitando assim multas, e eles as vezes funcionam.
Muitas pessoas alegam como justificativa para o uso desses recursos como o adesivo, que muitos assaltos são realizados em pontos que possuem radares de velocidade, desse modo o motorista, ao tentar escapar do assalto, freia para não receber multa, Justificando que para o não recebimento desta multa o adesivo serviria como um item de segurança.
Todavia, é possível recorrer e realizar defesa de uma multa de trânsito alegando todo o ocorrido podendo levar ao cancelamento da multa, de forma legal, e sem risco de se comprometer numa batida policial, ou blitz.
Os condutores devem ter em mente que utilizar um recurso desse para cometer infrações de trânsito é um ato contra a segurança pública, devemos zelar pela segurança no trânsito e pela vida das pessoas.
É um risco à segurança dirigir em excesso de velocidade e realizar travessia em sinais vermelhos.
Como funciona o adesivo anti-radar?
Este adesivo que funciona por causa de um revestimento que reflete a luz infravermelha emitida pela maioria dos dispositivos de radares atuais, veio como um substituto dos que funcionavam com flash convencional, pois a luz infravermelha é ativada à noite e em dias de baixa luminosidade também.
A fraude acontece com a colocação, a aplicação dos adesivos sobre um ou mais caracteres da placa. Esses adesivos promovem o reflexo, ofuscando a câmera, impedindo assim a identificação da letra ou número.
O adesivo anti-radar não tem nenhuma eficiência quando há iluminação natural abundante, ele não protege nesse caso, por conta da luz infravermelha só funcionar nas condições mencionadas.
Qual o valor do adesivo anti-radar?
A média de valor encontrada no mercado para o conjunto com sete películas foi de cem reais, porém não incentivamos em hipótese alguma o seu uso.
Usar o adesivo anti-radar é considerado crime?
Apesar de driblar as regras de trânsito, esses itens que podem ser facilmente comprados na internet, não são considerados conforme o Código de Trânsito Brasileiro, como crime de trânsito.
O uso e a venda desses recursos que impedem a leitura e identificação dos caracteres da placa não são considerados crime, porém o flagrante da utilização é considerado infração de trânsito e sujeito às devidas penalidades previstas em lei.
Os mecanismos que escondem a placa também recebem o mesmo tratamento que o adesivo anti-radar.
Conforme previsto no Código de Trânsito Brasileiro, no artigo 230, Inciso III, caracteriza infração a utilização de equipamento, dispositivo ou suporte eletrônico ou mecânico que possui a capacidade de esconder, impedir ou dificultar a identificação e leitura dos caracteres da placa.
Porém se houver adulteração de letras e/ou números de uma placa é considerado e autuado como uma conduta criminosa, que pode, neste caso, levar à prisão.
Ainda conforme previsto no CTB, artigo 230, Inciso I, essa conduta caracteriza crime de adulteração ou remarcação de sinal identificador, previsto no Artigo 311 do Código Penal, com pena de reclusão de três a seis anos e multa por cometer uma infração gravíssima.
Multa por utilizar adesivo anti-radar
Sendo considerado infração de natureza gravíssima de trânsito, os recursos disponíveis no mercado para este fim, podem render uma multa no valor de R$293,47 além de sete pontos no registro de CNH e retenção do veículo.
Conclusão
Apesar de ser tentadora a ideia de poder dirigir sem a preocupação com multas de radares, os recursos disponíveis no mercado atualmente não compensam o risco de uso, porque a lei é bastante severa sobre o uso desses equipamentos principalmente se houver adulteração de alguma letra ou número.
Dirigir acima da velocidade permitida, ou seja, excesso de velocidade no trânsito além disso ultrapassar um sinal vermelho são as principais motivações para o uso desses recursos que visam burlar o funcionamento dos radares.
A segurança e defesa de uma situação de ameaça de roubo não é uma justifica considerada como válida para utilização desses equipamentos e recursos porque o motorista tem a garantia por lei de defesa de qualquer multa de transido que venha a cometer.
Dessa forma ao escapar de uma situação como essas, o motorista pode compor um recurso como defesa e conseguir a anulação e cancelamento da multa. Nós sabemos tudo do assunto, se você precisa de ajuda com alguma multa ou algo relacionado, entre em contato e faça uma avaliação gratuita com um dos nossos profissionais especializados, podemos te ajudar.
Adesivo Anti Radar Publicado primeiro em https://doutormultas.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário