Saber a hora da troca pela cor do óleo? Misturar diferentes tipos? Variar o grau API e manter a viscosidade? Empresa esclarece as principais dúvidas
A Mobil esclarece algumas dúvidas comuns sobre a troca do óleo lubrificante, destacando os mitos e verdades sobre os diferentes tipos de produto para o segmento de caminhões. A empresa ressalta que uma lubrificação ineficiente pode causar danos simples, como redução de desempenho e aumento do consumo de combustível, mas também pode levar a problemas sérios como fundir o motor.
É possível saber a hora certa de trocar pela cor do óleo.
Mito. Todos os óleos escurecem com o tempo. Isso porque os dispersantes encontrados nos óleos lubrificantes fazem com que o produto fique escurecido, gerando essa aparência, que é totalmente normal.
Não é recomendado misturar diferentes tipos de óleo.
Verdade. Ao misturar dois tipos de óleos, seja mineral, sintético ou com viscosidades diferentes, por exemplo, você irá comprometer peças e o motor. Se precisar completar, sempre siga a indicação do fabricante.
Usar óleo lubrificante de qualidade ajuda a reduzir custos de manutenção.
Verdade. Lembre-se que a lubrificação incorreta pode causar danos graves ao veículo e ao motor.
Posso variar o grau API se eu seguir a viscosidade recomendada.
Mito. Manter a viscosidade correta e o grau API inferior pode colocar em risco a vida útil do motor.
Fumaça branca ou azulada saindo do escapamento é sinal de queima do lubrificante.
Verdade. Se isso ocorrer, é sinal de que o lubrificante deve estar passando pelos anéis de segmento já desgastados ou pode se tratar de um lubrificante inadequado. Por isso, a Mobil reforça a importância de fazer a manutenção do motor e utilizar o óleo lubrificante correto.
The post Mobil explica mitos e verdades sobre troca do óleo appeared first on Revista O Mecânico.
Mobil explica mitos e verdades sobre troca do óleo Publicado primeiro em http://omecanico.com.br/feed/
Nenhum comentário:
Postar um comentário