terça-feira, 15 de junho de 2021

5 dicas para abrir a própria oficina

Oficina Mecânica

Veja alguns pontos cruciais para que sua nova oficina não seja apenas um projeto ou um negócio que não deu certo

 

Para começar o próprio negócio, independente da área, é necessário muita dedicação em entender o que de fato é ser um empreendedor. No segmento de manutenção automotiva não é diferente, apesar dos contrapontos em começar o próprio negócio, principalmente em meio a uma pandemia ou crise econômica, vimos na matéria “Virei dono de oficina em meio à pandemia” que é possível. 

Separamos 5 dicas para ajudar aqueles profissionais que decidiram não só evoluir como mecânico, mas passar a ser gestor, ou melhor, empresário, e abrir sua própria oficina.

  • Entenda o mercado e se planeje 

Como gestor, não adianta só pensar no faturamento sem conhecer o seu cliente. Reginaldo de Andrade Santos, Analista de Negócios do Sebrae, conta que: “Quando se fala em conhecer o mercado é no sentido de entender como cada indivíduo desse ecossistema se comporta. Saber como o cliente é, como funcionam os fornecedores, que são parceiros estratégicos, e, por último, conhecer bem a concorrência. A concorrência vai ser um termômetro no seu planejamento”. Realize um planejamento detalhado com o passo a passo do que você precisa ter e fazer antes de efetivamente abrir sua oficina. 

  • Ter bom ambiente de trabalho

Além do investimento intelectual, que ocorre com a atualização profissional por meio de cursos, é imprescindível ter um local adequado e o ferramental correto para a realização dos serviços com destreza. Reginaldo explica que o empreendedor precisa pensar bem no local onde se situará o estabelecimento, pois é necessário pensar onde estão os clientes e saber que estes sempre buscarão facilidades na hora da dor de cabeça com o veículo.

  • Dê atenção a documentação 

Além do local adequado, o gestor da nova oficina precisa pensar na parte burocrática do negócio. Para abrir a oficina, é necessário ter o registro da empresa na Junta Comercial com o CNAE principal que é (4520-1) Serviços de manutenção e reparação mecânica de veículos automotores; inscrição na Receita Federal para obtenção do Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica – CNPJ (www.receita.fazenda.gov.br); se for contribuinte do ICMS (compra de autopeças para aplicação), registrar a empresa na Secretaria da Fazenda do Estado; Inscrição da empresa na Prefeitura para obtenção do Cadastro de Contribuinte do ISS; Registro na Previdência Social para inscrição da empresa no INSS (www.mpas.gov.br); e por último consultar o Procon para adequar seus produtos e serviços às exigências do Código de Defesa do Consumidor (Lei nº 8.078 de 11/09/1990);

  • Preferência pelo ferramental de qualidade

Conforme o texto “5 dicas para investir corretamente em ferramentas para oficina”, o mecânico ao se tornar gestor precisa avaliar muito bem os dois lados da moeda quando se trata de investimentos. Ferramentas baratas, porém de baixa qualidade, são um “tiro no pé” já que irão te deixar na mão provavelmente quando você mais precisar. Conheça os fornecedores de ferramentas e sempre escolha o correto para determinado procedimento e o de qualidade. 

  • Invista no marketing digital

Além do trabalho duro em realizar um bom serviço, o mecânico precisa espalhar essa boa reputação. Por isso o marketing digital, em tempos de redes sociais, é um aliado essencial. Tenha um perfil da sua oficina nas redes sociais, aprenda mais como funciona o marketing nesse ambiente por meio de cursos e materiais de ensino que podem ser encontrados na internet. Ah, e claro, não esqueça de realizar aquele bom e velho serviço boca a boca. Assim como um cliente feliz pode trazer dezenas de amigos, um cliente infeliz pode acabar com a imagem da sua oficina nova. Sempre preste um trabalho de qualidade para que seus clientes voltem e de preferência acompanhados de outros clientes.

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