Heliar salienta alguns pontos importantes para evitar dor de cabeça com o componente
A Heliar dá dicas para aumentar a vida útil da bateria feita para caminhões. Segundo a empresa, a longevidade do item está relacionada ao segmento de trabalho de cada veículo. Fatores como horas de trabalho do veículo podem influenciar. O tempo em que o veículo fica parado, mas com acessórios ligados (ar-condicionado, climatizadores, geladeiras, rádios etc.) também podem diminuir muito a vida do componente, por exemplo.
Atenção aos detalhes das baterias
O engenheiro de aplicações e vendas da Clarios, empresa detentora da marca Heliar, Rodrigo Domingues, explica que aqueles que trafegam em rodovias, por ter maior ventilação, tendem a ter durabilidade superior em relação a um veículo que trabalha somente em baixa velocidade.
Rodrigo salienta que é importante manter o estado de carga da bateria sempre superior a 80% para que o desempenho seja alcançado. Terminais, cabos elétricos e o sistema de carga e partida têm um papel fundamental na passagem da energia que entra e sai da bateria. Então, o indicado é sempre observar o estado desses componentes também.
Fatores como temperatura, vibração e armazenamento podem comprometer o funcionamento e causar danos irreversíveis ao produto. Detalhes simples como controle de carga no armazenamento antes da instalação, fixação do conjunto no alojamento do veículo, limpeza dos terminais, verificação dos níveis de solução ácida, entre outros, são cuidados que interferem diretamente na vida útil.
Sinais como partida “pesada”, oscilações em lâmpadas e aquecimento excessivo na bateria podem indicar que o produto já está chegando no final de vida, explica o engenheiro. “Para confirmar que é hora de fazer a substituição, o correto é sempre aplicar o teste de capacidade de corrente de partida que indicará se o produto deve ou não ser mantido em uso”, finaliza.
The post Dicas para aumentar a vida útil da bateria de caminhões appeared first on Revista O Mecânico.
Dicas para aumentar a vida útil da bateria de caminhões Publicado primeiro em http://omecanico.com.br/feed/
Nenhum comentário:
Postar um comentário