Em um Gol G3, eu vejo que tem horas que sai uma fumaça com cheiro ardido no escapamento. Alguns mecânicos dizem que isso pode ser anéis, só que eu verifico o óleo e ele não abaixa. Bom, eu já fiz troca de velas cabos de velas, troca de filtros de ar e de combustível, limpezas no antichamas, limpeza do corpo de borboletas (TBI). O funcionamento do veículo é perfeito, tanto que na primeira partida do dia está tudo normal. Fiz limpeza de bico também, porém, eu andei desconfiando da válvula solenoide, que não troquei, ou catalisador, escapamento algo assim que possa estar fazendo isso. Porque eu já tirei as velas dele para ver se havia algo anormal na queima, porém, nada. As velas estão secas e não tenho problemas de queima delas. A válvula solenoide, será que pode estar passando informações erradas? O que devo fazer? Tem como ser testada? Ou é escapamento carbonizado? O carro ele é 2004 não dá para saber de já foi trocado escape ou catalisador alguma vez.
maicondesorge
Via Instagram O Mecânico
Cheiro ardido no escapamento após catalisador geralmente ocorre quando o motor queima uma mistura mais rica. Que cor é a fumaça? Em que situação esse fenômeno ocorre? É preciso analisar. Sobre a suspeita de anéis de pistão, a informação que nós temos é que, no caso dos motores VW AT 1000 e EA 111 1.6, a medição através do manômetro deve registrar o valor de 2 bar com o motor em 2.000 rpm e aquecido a 90°C. Se o lubrificante é o recomendado pela montadora, não há motivo aparente para que, se o mecânico elevasse a rotação a 2.000 rpm, a pressão não atingisse os 2 bar.
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