sexta-feira, 1 de outubro de 2021

Cuidados necessários com a manutenção das cruzetas

cruzetas Nakata

Lubrificação adequada das cruzetas é essencial para não comprometer a vida útil do eixo cardan e seus componentes

 

A Nakata reforça a importância das cruzetas e os cuidados essenciais com a manutenção do componente. A primeira dica é se atentar à escolha adequada do produto para a sua lubrificação. “Uma solução simples e econômica, mas se não for bem feita pode causar sérios danos ao sistema e muita dor de cabeça ao motorista e mecânico. O uso de um produto incorreto provoca o derretimento dessas peças, bem como de seus componentes”, afirma o gerente de qualidade e serviços da Nakata, Jair Silva

O especialista alerta também para o risco de usar outras graxas que não são apropriadas para este tipo de manutenção, o que terá um grande impacto na vida útil do eixo cardan e seus componentes.

Ele explica que os produtos não recomendados pelo fabricante promovem apenas proteção superficial, deixando a cruzeta sem lubrificação adequada. “A graxa adequada deve ser à base de sabão de lítio tipo EP 2 ─ essa classificação significa que ela resiste a uma pressão extrema e tem um grau de consistência nº2 ─ apropriada para uso em altas temperaturas e resistente à água”, diz.

Outro cuidado importante é bombear o lubrificante novo até que ele saia pelas borrachas de vedação da cruzeta, assim expulsando qualquer resíduo de graxa antiga. Silva explica que, se o mecânico tentar isso, mas alguma capa não demonstrar estar completa, vale a pena tentar desapertar o sistema de fixação e tentar novamente.

O momento certo para engraxar o sistema, de acordo com o gerente da Nakata, é seguir os intervalos recomendados pelo fabricante do veículo, levando-se em conta a maneira como ele é utilizado. Ou seja, em condições de rodagem severas, como em estradas de terra ou que exigem muito do eixo, por exemplo, é necessário diminuir esse prazo entre as manutenções.

Por fim, a Nakata reforça que a ruptura nas cruzetas, bem como as flanges, terminais e ponteiras deslizantes, ocorre mediante tranco ou esforço excessivo frequente. Isso porque as cruzetas estão localizadas nas extremidades do eixo cardan, sendo responsáveis pela transmissão da força do motor para o diferencial, em ângulos variados, permitindo também os deslocamentos do eixo diferencial.

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