terça-feira, 5 de outubro de 2021

ZF reproduz transmissão de carro de James Bond

ZF transmissão esportiva S5-325 de Aston Martin DB5

A ZF reproduziu a transmissão esportiva manual de cinco velocidades S5-325 após quase 60 anos para equipar uma edição especial do DB5

 

A pedido da Aston Martin Lagonda, a ZF reproduziu a transmissão esportiva manual de cinco velocidades S5-325 que equipava o Aston Martin DB5 prata de James Bond. Criada pela ZF Tradition, área da ZF responsável por reparos e reproduções, essa transmissão será feita novamente depois de quase 60 anos.

De acordo com a empresa, as reproduções irã equipar uma edição especial de 25 unidades do DB5 “Goldfinger”, dotada de todos os gadgets especiais de James Bond. Essas unidades serão uma reprodução autêntica do carro do filme, fabricadas sob encomenda para colecionadores e para caridade.

A ZF explica que todas as 280 peças individuais da transmissão foram fabricadas com as tecnologias de produção mais recentes, sendo que a cúpula do câmbio de marchas foi feita por impressão 3D na fábrica da empresa em Pilsen, na República Tcheca.

Além disso, a alavanca de mudança foi modificada, ganhando um orifício de dois milímetros para acomodar um cabo que simula o assento ejetável. O botão de mudança possui uma aba que pode ser aberta, com um outro botão por baixo.

ZF transmissão esportiva S5-325 de Aston Martin DB5

Detalhes da transmissão

A transmissão ZF-Synchroma tem cinco velocidades, além da marcha à ré; o sincronizador de bloqueio ZF é instalado em todas as velocidades. Somente a marcha à ré vem com engate de engrenagem deslizante.

Os pares de engrenagens das marchas à frente estão constantemente engrenados. Enquanto uma engrenagem correspondente a cada velocidade é fixada firmemente, o rolamento pode rodar livremente. Durante o processo de mudança, ele é acoplado ao seu eixo por meio do deslocamento de uma luva deslizante de acoplamento, de modo que o fluxo de energia seja encaminhado por meio do par de engrenagens correspondente.

Os acoplamentos estão protegidos contra desengates. Na marcha à ré, o sentido de rotação da saída é alterado pelo deslocamento intermediário da ré. Os mecanismos de travamento garantem que apenas uma marcha possa ser engatada por vez. É possível ainda conectar o velocímetro.

As engrenagens e eixos são construídos com liga de aço inoxidável e são endurecidos, ou seja, passam por um tratamento que forma uma fina camada de metal mais duro na superfície.

As peças de maior desgaste e mais importantes, bem como revisões e reparos da transmissão, estão disponíveis para várias versões de veículos antigos que podem circular legalmente nas ruas. Conforme necessidade, as peças também podem ser reproduzidas mediante solicitação.

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