Características de cada um deles influenciam na dinâmica geral do veículo
Componente essencial da suspensão, o amortecedor trabalha dissipando a energia armazenada nas molas na forma de atrito e calor. Para a estabilidade e conforto no veículo, é preciso que ele esteja em boas condições, já que a falta de amortecimento acarreta oscilações não controladas. Porém, existem diferentes tipos de construção do amortecedor, com diferentes aplicações, vantagens e desvantagens. Assim, a Revista O Mecânico traz informações sobre os dois tipos mais usados em carros de passeio e suas aplicações.
Amortecedor de ação simples (ou tubo único): construído com uma única câmara, esse tipo de amortecedor possui um pistão deslizante, além de válvulas para controle do fluxo de fluído hidráulico. O pistão é ligado por uma haste, e, conforme a necessidade de amortecimento, ele empurra o fluído hidráulico, que através da passagem pelas válvulas de extensão ou compressão, efetua a dissipação da energia aplicada, estabilizando a suspensão.
As principais vantagens do amortecedor de ação simples são a simplicidade de montagem no veículo, separação entre o gás e o fluído hidráulico e maior eficiência quando usado em altas frequências como em estradas esburacadas. Já os pontos negativos são o seu maior custo, além de normalmente serem mais rígidos do que os amortecedores de dupla ação. Sua aplicação principal é na suspensão traseira de veículos de entradas, devido a suas vantagens.
Amortecedor de ação dupla (ou duplo tubo): a construção desse tipo de amortecedor se baseia em duas câmaras, sendo que ambas contém fluído hidráulico, diferentemente do amortecedor de ação simples que possui separação entre o gás e o fluído pelo pistão deslizante. Nesse tipo de amortecedor não existe esse pistão, visto que as válvulas das duas câmaras separam o fluído e fazem o controle de amortecimento. O gás comumente utilizado é o nitrogênio sob alta pressão, para evitar a cavitação, fenômeno que diminui a vida útil do componente.
Comparado com o amortecedor de ação simples, as principais vantagens da construção com duplo tubo são o menor custo e complexidade de construção, um conforto maior, geralmente, além de ser mais compacto. Porém, o amortecedor de ação dupla não é muito adequado para uso em altas frequências de trabalho, além de ter um desgaste mais rápido do que a construção em tubo único. A possibilidade da presença de bolhas também é um fator negativo inerente desse tipo de concepção. Devido a essas características, esse tipo de amortecedor é usado principalmente na suspensão dianteira de veículos leves de entrada.
No mercado de reposição, existem diversos amortecedores disponíveis, mas a recomendação geral é instalar o componente original ou que atenda os parâmetros do veículo, de fabricantes como Cofap, Monroe, Nakata, Bilstein e KYB, visto que um amortecedor diferente do componente original pode alterar o comportamento da suspensão, diminuindo a estabilidade ou o conforto do veículo. Também, na hora da instalação o mecânico deve seguir os procedimentos recomendados, como a equalização do fluído hidráulico e os torques de aperto.
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