O diagnóstico e reparos são simples, mas os sintomas podem preocupar os donos do modelo
Nas versões com motor 1.0, o Renault Clio apresenta um equilíbrio entre economia e um desempenho suficiente para a cidade, além de confiabilidade mecânica. Entretanto, como o modelo já apresenta alguns anos no mercado, surgem problemas devido ao desgaste natural do conjunto, de forma que apresentamos os principais sintomas e as suas possíveis correções.
No Brasil, o Clio foi comercializado de 1998 até 2016, apresentando uma série de variações do motor 1.0, das quais: D7D (1996-2004), só gasolina com 8V e 58 cv a 5400 rpm, D4D (2000-2008), só gasolina com 16V e 74 cv a 6000 rpm, D4D-HIFLEX (2006-2012), flex com 16V e 77 cv a 6000 rpm e D4D-HIPOWER (2012-2016), flex com 16V e 80 cv a 6000 rpm. Devido principalmente ao maior tempo de uso, as falhas abordadas abaixo acontecem especialmente nas versões D7D, D4D e D4D-HIFLEX.
Dificuldade de partida: o veículo tem dificuldade em dar a partida, com alguns dos componentes responsáveis pela falha sendo o sensor de temperatura do sistema de injeção, que pode corrigir erroneamente a quantidade de combustível para a partida, o funcionamento do sistema de injeção auxiliar, que deve ser ativado em temperaturas inferiores a 24° C e pode dificultar o arranque do motor, e a regulagem de válvulas, cujas folgas devem estar dentro do especificado pela fabricante.
Marcha lenta irregular: o veículo dá a partida, mas a marcha lenta oscila de forma inconsistente. Os principais causadores são o sensor MAP, que pode estar com defeito ou mal contato, e o corpo de borboleta, que pode ter sujeira excessiva, não mantendo o fluxo de ar constante.
Queda na potência: durante acelerações, o propulsor apresenta falhas e não possui um comportamento linear. O componente que pode ser a causa dessa anomalia é a bomba de combustível, que em condições normais tem uma pressão nominal de 3,5 bar com 0,5 bar para mais ou para menos de tolerância.
Além desses problemas específicos, é sempre bom ficar atento ao desgaste e período de troca das velas de ignição, filtro de ar e filtro de combustível, visto que esses componentes podem ser responsáveis por diversas falhas no funcionamento do motor.
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