Identificar as falhas corretamente aumenta a precisão e diminui o tempo de diagnóstico
Vendido no mercado brasileiro em 2017, o Citroën Jumpy 1.6 BlueHDi é movido por um motor diesel que entrega 115 cv e 30,6 kgfm, atrelado a um câmbio manual de seis marchas. Comumente utilizado para o trabalho, podem ocorrer falhas mecânicas e eletrônicas devido às condições de estresse a que veículos comerciais são submetidos no anda e para das grandes cidades.
Assim, disponibilizamos os principais códigos de erro, conhecidos como DTC (Diagnostic Trouble Codes), e suas causas. Ao atender esse veículo na oficina, amigo mecânico, fique atento a cada uma das falhas a seguir:
P1301 – Sensor de ajuste da mistura em marcha lenta: o sensor responsável por verificar a mistura estequiométrica da queima do óleo diesel dispara esse código de falha quando há a detecção de uma mistura com falta ou excesso de combustível. Um dos pontos de verificação são os injetores de combustível, que podem estar avariados ou fora da especificação.
P0683 – Falha de ECU – Controle de velas: embora um motor de ciclo diesel tenha a combustão iniciada por compressão, são usadas velas aquecedoras para facilitar a partida, principalmente em climas frios. Caso seja detectada uma anomalia no processo de combustão, como combustível não queimado, ou erro na ativação do circuito das velas aquecedoras, esse código de falha será gravado.
P16D0 – Volante de duas massas: com a função de diminuir a vibração transmitida para o câmbio e conservar movimento inercial para facilitar a saída do veículo, o volante do motor tem papel fundamental na condução do automóvel. No caso de vibrações excessivas detectadas pela ECU nesse componente, será gerado o código de falha, tal como o desbalanceamento do conjunto por uma quebra de mola.
B0001 – Circuito de disparo 1 do airbag: esse código indica que há um problema relacionado a esse circuito elétrico, como uma resistência muito elevada de algum componente do módulo do airbag ou uma ruptura do chicote de conexão no volante, por exemplo.
P0016 – Sincronismo entre eixo do comando e virabrequim: indica que há um erro de sincronismo entre a parte inferior, no virabrequim, e a parte superior, no comando de válvulas. Para diagnosticar, é recomendado verificar o sincronismo através das marcações no bloco, virabrequim e eixos de comando. Também, analisar o sinal dos sensores de posição do virabrequim e do eixo do comando com osciloscópio pode ajudar a achar a causa do problema.
P0238 – Pressão de carregamento da alimentação do turbo compressor do gás de escape: a pressão de trabalho adequada do turbo compressor que equipa o motor 1.6 BlueHDi é de 0,95 bar. Caso a pressão atingida em situações normais seja inferior ou superior ao valor alvo, esse código de erro ficará presente. Notadamente, isso pode ocorrer no caso de um travamento aberto ou fechado da válvula de alívio de pressão do turbo, além de problemas elétricos na malha ou nos parâmetros da ECU.
P20EE – Aumento de pressão no cárter: sinaliza que há um valor de pressão anormal de gases no cárter, como no caso de rompimento da membrana da tampa de válvulas.
P2032 – Temperatura dos gases de escape: indica que há uma situação de anormalidade, com excesso de temperatura dos gases no escapamento. Restrição do sistema de exaustão, falta de combustível na mistura de combustão e deficiência no sistema de arrefecimento são possíveis razões para situações que gerariam essa anomalia.
P2202 e P2207 – Circuito da sonda NOx: ambos os códigos estão relacionados com a sonda que mede a quantidade de NOx no escapamento, gás nocivo para o ser humano e ao meio ambiente. A primeira falha trata do circuito da sonda e a segunda do circuito de aquecimento, e podem ser causadas por problemas de ruptura no chicote, sensor danificado e deficiência nos sistemas de redução de emissões, por exemplo.
Ainda que substituído pelo motor 1.5 BlueHDi devido às normas de emissão do Proconve L7, a versão 1.6 BlueHDi equipou muitas unidades do Citroën Jumpy. Dessa forma, o mecânico precisa estar atento às informações que podem ser obtidas através dos códigos de falha específicos do modelo, para facilitar e agilizar na hora da manutenção desses veículos.
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