quinta-feira, 9 de janeiro de 2025

Quais são as causas mais comuns de desgaste nas juntas homocinéticas?

Problemas na lubrificação, como contaminação da graxa, e torque em excesso na aplicação são alguns fatores

As juntas homocinéticas são um dos itens fundamentais além do motor do veículo. A junta homocinética liga o semieixo da transmissão ao cubo da roda sendo de vital importância sua vida útil e manutenção ao longo do tempo. Ela é responsável pela tração sendo composta por um sistema de rolamentos esféricos que permitem a variação da posição do eixo da roda. Uma das causas mais comuns de desgaste da junta homocinética é a contaminação da graxa com resíduos que entram devido à falha de vedação da coifa, tornando-a uma pasta abrasiva que prejudica a superfície de trabalho dos rolamentos.

A lubrificação deve ser feita com a graxa adequada, composta de bissulfeto de molibdênio, produto que mantém as propriedades lubrificantes em altas temperaturas e cargas elevadas.

O torque no momento da instalação também precisa ser observado, pois o excesso durante a aplicação da junta, pode ocasionar fraturas na rosca ou na região do entalhado da peça. Há necessidade do uso de torquímetro para aplicação do torque correto, de acordo com a indicação do fabricante, na porca de fixação.

Por serem partes integrantes do sistema de transmissão do veículo, com a função de transmitir a força do motor para as rodas, as juntas homocinéticas estão relacionadas diretamente com a segurança. Em casos de falhas de forma abrupta e inesperada, pode causar sérios problemas.

The post Quais são as causas mais comuns de desgaste nas juntas homocinéticas? appeared first on Revista O Mecânico.


Quais são as causas mais comuns de desgaste nas juntas homocinéticas? Publicado primeiro em http://omecanico.com.br/feed/

Nenhum comentário:

Postar um comentário