Ausência de verificação das folgas pode resultar em falta de potência e aumento de consumo: veja como resolver
As válvulas são responsáveis por permitir a entrada da mistura ar-combustível e a saída dos gases da câmara de combustão. Para isso, é preciso um sincronismo perfeito entre o tempo e amplitude de abertura desses componentes. Assim, a Revista O Mecânico destaca o procedimento de regulagem de folga das válvulas, necessário para o bom funcionamento do motor.
No mercado brasileiro desde 2008, a segunda geração do Honda Fit é equipada com motores 1.4 e 1.5. O procedimento descrito se aplica ao primeiro, de 2008 a 2014, sendo importante para evitar consumo excessivo de combustível, falta de potência e, em casos extremos, contato entre as válvulas e o pistão.
![](https://omecanico.com.br/wp-content/uploads/2025/01/parafusos-fit-1.4-motor.jpg)
Para as válvulas de admissão, a folga recomendada é de 0,15 mm a 0,19 mm. Já para as válvulas de exaustão, o valor é de 0,26 mm a 0,30 mm. Na contra porca, o torque de aperto preconizado é 14 Nm. O processo de ajuste acontece da seguinte maneira:
1° Passo: Com o motor em uma temperatura inferior a 38° C, remova a tampa de válvulas.
2° Passo: Coloque o cilindro n° 1 na posição de ponto morto superior, de tal forma que a polia do eixo do comando de válvulas fique com a marca UP (cima) alinhada com a face superior do cabeçote. Verifique a folga das válvulas do primeiro cilindro, ajustando se necessário.
3° Passo: Usando o parafuso da polia do virabrequim, gire o motor 180° no sentido horário, alinhando a marcação do cilindro n° 3 com a face superior do cabeçote. Verifique, ajustando se necessário, a folga das válvulas do terceiro cilindro.
4° Passo: Novamente, girando motor mais 180° no sentido horário, alinhe a marcação do cilindro n° 4 com a face superior do cabeçote, ajustando a folga das válvulas no quarto cilindro.
5° Passo: Para finalizar, gire o motor 180° no sentido horário, agora alinhando a marcação do cilindro n° 2 com a face superior do bloco. Verifique e ajuste a folga das válvulas do segundo cilindro, se necessário.
Como foi apresentado, o ajuste de folga das válvulas não é uma intervenção complexa, mas é de grande importância para o funcionamento satisfatório do propulsor. Segundo a fabricante, o ajuste deve ser feito a cada 40 mil km. Além disso, o mecânico deve ficar atento às reclamações do motorista sobre consumo e desempenho, para antecipar a verificação das folgas, se necessário.
Créditos: Mecânico Pro
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